Proford oferta curso sobre atualização em docência universitária para novos servidores

Aulas são realizadas presencialmente e pela plataforma Moodle e seguem até 17 de outubro

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas realizou durante o mês de setembro mais uma edição do Programa de Inserção ao Novo Servidor (Pins), que recebeu a categoria empossada para o quadro da instituição no período de agosto de 2013 até o presente mês. Como parte da programação, o Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) ofertou diversas atividades, dentre elas um curso intitulado Atualização em Docência Universitária.

O curso teve sua primeira etapa presencialmente no auditório Nabuco Lopes, no Campus A.C. Simões, em Maceió, sob autoria das professoras Auxiliadora Freitas e Aparecida Viana, do Centro de Educação (Cedu), mas concentra atividades presenciais e online, via plataforma Moodle, pautadas em reflexões interativas, colaborativas e práticas acerca da própria dimensão de sala de aula e da importância do planejamento e da avaliação como elementos que integram o trabalho docente.

A etapa online do curso compreende quatro semanas de atividades que serão realizadas pelos docentes a partir do material didático disponibilizado no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, com a mediação de tutores”, explica Vera Pontes, servidora da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). No próximo 17 de outubro será realizado o encerramento do curso de forma presencial com socialização de propostas construídas pelos docentes por meio da interação no Moodle.

Sobre o Proford

A qualificação e a formação permanente de seus docentes é uma ação prioritária da Ufal, que conta hoje com o Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior, regulamentado em 17 de março e destina-se à formação dos docentes que tem como finalidade a concepção de uma política de formação continuada em docência superior que concorra para o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Além disso, o Proford visa disponibilizar aos docentes formações que visem à reflexão sobre as gestões acadêmica e para o desenvolvimento institucional, contemplando as linhas de formação Continuada em Docência do Ensino Superior – dirigida aos docentes em Estágio Probatório e Estáveis – e formação Continuada em Gestão Acadêmica e Gestão Administrativa, destinada a diretores e coordenadores de cursos.