Professor do Instituto de Computação recebe prêmio nos Estados Unidos

Marcus Braga integrou o único grupo brasileiro selecionado para a disputa promovida pelo Grupo Emerald, da Inglaterra

03/09/2014 12h40 - Atualizado em 03/09/2014 às 14h54
O professor Marcus Braga

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas foi representada nos Estados Unidos pelo professor e pesquisador do curso de Ciência da Computação, Marcus Braga Melo, na cerimônia do Prêmio dos Melhores Artigos de 2014, realizada recentemente na cidade de Filadélfia. Marcus integrou com os pesquisadores Paloma Santos e Aires Rover, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina o único grupo brasileiro a receber a premiação obtendo o primeiro lugar com o artigo Extraindo o conhecimento intrínseco dos processos de negócios de governo eletrônico usando as extensões da linguagem UML, que recebeu o título Highly Commed Papaer (Artigo Altamente Elogiado).

A premiação é realizada anualmente e obedece um minucioso processo de seleção para a escolha dos 50 melhores artigos dentre as publicações em mais de 300 revistas científicas editadas pelo Grupo Emerald em diversas áreas do conhecimento, conhecida editora da Inglaterra. O artigo dos pesquisadores brasileiros concorreu ao título máximo na citada área com mais três trabalhos, está publicado na conhecida revista científica inglesa BPMJ e trata da automação de serviços prestados pelo governo aos cidadãos pela internet, como: marcação de exames médicos de saúde, agendamento de serviços públicos, licenciamento de veículos, dentre outros.

“O artigo premiado foi considerado pelos avaliadores como uma publicação rara e um dos trabalhos mais impressionantes em 2013, reforça Marcus. Os pesquisadores Paloma Santos e Aires Rover, integram o programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

O professor Marcus Braga integra o Grupo de Pesquisa em Televisão Digital que envolve docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criado em 2008, durante o Programa de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da citada instituição, de onde Marcus foi aluno e tem participação ativa inclusive com publicações de artigos na área.

Ele, que é diretor do Instituto de Computação (IC), destaca que a parceria da Ufal com a UFSC tem contribuído também com a formação acadêmica de alunos da graduação e pós-graduação do Instituto de Computação e que o título representa na área em foco, a projeção e o avanço científico da instituição alagoana no cenário científico nacional e internacional.

O artigo premiado pode ser acessado pelo link: https://mail.google.com/mail/u/O/imagens/cleardot.gif