Novos Servidores são recepcionados com programação exclusiva

Evento tem como objetivo promover a integração e apresentar o funcionamento da Ufal para os participantes

10/09/2014 16h02 - Atualizado em 10/09/2014 às 16h11
Reitor Eurico Lôbo apresentou um panorama geral com números atuais da universidade

Déborah Moraes e Pedro Barros – estudantes de Jornalismo

Começou nesta terça-feira, 9, no auditório da Reitoria do Campus A.C. Simões, em Maceió, o Programa de Inserção do Novo Servidor (Pins). Por meio de mesas-redondas, painéis, palestras e oficinas, o encontro têm por objetivo promover a integração e apresentar o funcionamento da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para seus novos servidores, docentes e técnico-administrativos.

A abertura do encontro foi realizada com uma exposição do reitor Eurico Lôbo sobre os principais números da Ufal atualmente, como a quantidade de cursos e atividades de pesquisa e extensão. "A missão da universidade é formar continuamente competências por meio de produção, multiplicação e recriação dos saberes coletivos. Isso parece clichê, mas é fundamental que cada um de nós tenhamos a compreensão do nosso papel de agente social e de transformação, daquele espaço e região em que estamos vivendo", disse o reitor.

Em seguida, o professor Bruno Cesar Cavalcanti, do Instituto de Ciências Sociais (ICS), o professor Francisco Rosário, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e a produtora cultural Simone Cavalcante, da Pró-reitoria de Extensão (Proex), conduziram painéis de discussão sobre o cenário socioeconômico e cultural de Alagoas e os desafios e perspectivas da universidade perante isto.

Programação dinâmica

No horário da tarde, a programação do encontro continuou com atividades de ginástica laboral, seguidas de apresentações detalhadas das pró-reitorias por seus representantes. Num segundo momento os novos servidores puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e debater entre si e com os representantes a gestão sobre os assuntos abordados durante todo o dia.

Para a nova servidora Nayara Macena, Tradutora e intérprete em língua inglesa, lotada na Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI), os encontros do programa são bastante úteis para entender e conhecer o funcionamento da Ufal. “As palestras foram ótimas. Nortearam como devemos agir enquanto servidores e esclareceram como são tomadas as decisões e como se organizam os fluxos burocráticos da universidade”, disse.

Já para Juliana Vanessa, intérprete de Libras, lotada na Faculdade de Letras (Fale) o momento serviu para se sentir parte da instituição. “Depois da alegria da aprovação num concurso público federal, nada melhor que uma recepção onde você conhece como funciona o lugar aonde você vai trabalhar. E conseguir enxergar a Ufal além de números e dados, entendendo a função de cada um vai fazer toda diferença no meu trabalho”, concluiu a nova servidora que iniciará suas atividades a partir da próxima semana.

Encontro continua

A programação do Pins continuará até sexta feira, 12, com palestras e momentos de discussão sobre regime acadêmico, o papel do professor universitário, movimento sindical e outras questões funcionais, em momentos exclusivos para técnicos e docentes. Os servidores convocados foram os empossados a partir de outubro do ano passado até setembro deste ano, totalizando cerca de duzentos. O encontro foi organizado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep).