Direção da Feac traça metas para consolidar missão de unidade formadora com excelência

Equipe também comemora crescimento na avaliação de cursos e busca aproximar a graduação da pós-graduação

10/09/2014 17h40 - Atualizado em 10/09/2014 às 17h50
Anderson Dantas e Francisco Rosário, diretor e vice-diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, falam dos desafios para os próximos anos

Anderson Dantas e Francisco Rosário, diretor e vice-diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, falam dos desafios para os próximos anos

Diana Monteiro – jornalista

Mais de 2 mil alunos participam das atividades acadêmicas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que conta com um quadro de 70 docentes – mais da metade deste universo, doutores. Para tanto, a atual gestão da Feac busca pela qualificação dos cursos de graduação traçando metas para consolidar sua missão de unidade formadora com excelência acadêmica.

Essa busca traz inúmeros desafios e entre os principais, estão a elaboração do Manual de Governança da Unidade, que constará de um conjunto de normas destinado aos três segmentos com definições concretas sobre o fazer da Feac; criação da Carta de Serviço ao Cidadão; e a consolidação do processo de autoavaliação da unidade acadêmica. Além disso, a gestão da Feac também se preocupa com a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos, primeiro passo para atingir o objetivo esperado.

A reformulação dará maior sustentação para o funcionamento do que consideramos importante, além de reforçar o visível crescimento da Feac nos últimos oito anos – fruto de um dedicado trabalho promovido pela gestão dos professores Luiz Antônio Cabral e Cláudia Milito – para atingirmos o que está definido na nossa plataforma de ações, que é aproximar a graduação da pós-graduação”, reafirma Anderson que tem como vice-diretor o professor Francisco José Rosário.

Além dos cursos na modalidade presencial, a Feac também possui, desde o ano de 2010, a graduação em Administração Pública, entrelaçada com a pós-graduação, que oferta dois mestrados: em Economia Aplicada (CMEA), voltado para a docência, à pesquisa e às atividades especializadas de elevado padrão em instituições de ensino superior, organizações e empresas públicas e privadas; e o Profissional em Administração Pública (Profiap), ofertado nacionalmente, em formato presencial. Este programa é coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associadas em rede nacional.

Vale destacar também as três especializações em andamento nas áreas de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde e a rotina de trabalho em parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), na oferta de cursos para o segmento técnico-administrativo da Ufal. Segundo o diretor Anderson Dantas, a unidade busca contribuir com a formação de recursos humanos para consolidar sua excelência acadêmica.

A preocupação com a formação de recursos humanos é um importante passo para consolidar, a cada dia, a missão da Feac que é contribuir com o desenvolvimento da sociedade, por meio da excelência, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, em Ciências Econômicas, Administração e Contabilidade. Vislumbramos, ainda, ser referência na formação acadêmica rigorosa e inclusiva com oportunidade de educação continuada com excelência”, reforçou o diretor, deixando transparecer a disposição ao trabalho tendo a consciência dos muitos desafios que surgirão para garantir a plataforma de ações definidas em uma das mais dinâmicas unidades acadêmicas da Ufal.

Avaliação aponta crescimento dos cursos

Referência na formação de recursos humanos para atender à demanda do mercado de trabalho em suas respectivas áreas, a Feac retrata também o salto qualitativo e crescimento a partir de sistemas avaliativos. No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Administração alcançou a nota 4, numa escala avaliativa que vai até 5 e no Guia de Estudante 2013, recebeu a pontuação máxima: cinco estrelas. O curso de Economia também foi pontuado na mesma publicação com 4 estrelas. Já o curso de Ciências Contábeis teve mais de 80% de seus ex-alunos aprovados no exame do Conselho Federal de Contabilidade, obrigatório para o contador exercer a profissão, assim como o Exame de Ordem aplicado pela OAB.

O levantamento feito pela Folha de São Paulo, voltado ao conceito dos alunos egressos da Universidade Federal de Alagoas, absorvidos pelo mercado de trabalho a partir da observação do empregador, agrega-se à positividade dos cursos da unidade. Além disso, o mercado também tem dito do alto índice do aproveitamento dos alunos formados pela Feac e destacou, na mais recente avaliação das universidades do país, o bom conceito dos profissionais oriundos dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Ufal, o que faz com que a instituição alagoana também tenha uma boa avaliação.

Extensão e grupos de pesquisas se destacam

A Feac possui, ainda, dez grupos de pesquisas em funcionamento, o que ajuda a impulsionar o dinamismo com estudos sobre importantes temas em consonância com a realidade atual visando atender à demanda do mercado de trabalho em áreas como: desenvolvimento regional, empreendedorismo, gestão pública e empresarial, gestão de pessoas, inovação e tecnologia, meio ambiente, turismo e hospitalidade.

A extensão se sobressai com a promoção de atividades integrando a universidade com a sociedade. Dentre os grupos destacam-se: Empreendedorismo e Competividade; Desenvolvimento Regional; Empreendimentos Turísticos; e Inovação e Empreendedorismo que envolvem em suas atividades 100 alunos da unidade sob a orientação de 30 docentes.

No espaço físico da unidade acadêmica, estão também adequados os Laboratórios de Prática Contábil e o Telecentro de Empreendedorismo. “Com apoio da gestão central, o Telecentro vem passando por reestruturação para, assim, se adequar à reformulação dos projetos pedagógicos da graduação”, informa o diretor Anderson Dantas

Com olho no mercado de trabalho as empresas juniores Econt Consultoria e JRS Consultoria e o Programa de Educação Tutorial (PET) também se destacam como aliadas à formação de recursos humanos com o propósito de consolidar a unidade acadêmica junto às organizações públicas e privadas que são as demandantes dos alunos graduados pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.