Cerimônia empossa oito novos servidores

Eles serão lotados em Maceió, Penedo, Arapiraca e Delmiro Gouveia

12/09/2014 18h46 - Atualizado em 15/09/2014 às 10h04
O reitor Eurico Lôbo ressaltou a importância da educação para a transformação da sociedade

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Nesta sexta-feira, 12, cinco técnicos e três docentes foram empossados em cerimônia realizada no Gabinete do Reitor. Os novos servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vão trabalhar em Maceió, Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia.

O Campus Arapiraca vai receber um assistente em administração e um técnico de laboratório; a Unidade Educacional de Penedo ganhou um professor e um biólogo; no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, será lotado um assistente em administração. Em Maceió, um assistente em administração foi escolhido para trabalhar no Ichca/Cos e dois professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) serão lotados no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).

O reitor Eurico Lôbo, que presidiu a cerimônia, destacou o crescimento do número de servidores no interior. "A Ufal vêm passando por um processo de transformação gigantesco. São mais de 4 mil servidores e 30 mil estudantes. Isso é maior que muitas cidades de Alagoas. Há pouco mais de 10 anos, na maioria das vezes, apenas as pessoas de classe média do interior podiam estudar na capital, porque os mais pobres não tinham condições de se deslocar para cá. Hoje a Ufal também está presente lá, dando oportunidade para essas pessoas", disse.

Inclusão

Um dos professores empossados para a Universidade é Maria Dolores Fortes Alves, que concorreu às vagas para Pessoas com Deficiência (PcD).

Doutora na área de Educação, autora de três livros e palestrante nacional e internacional, Dolores se dispôs a ajudar a Ufal a ser mais acessível para as pessoas com necessidades especiais.

"Atuo na capacitação de profissionais que atendem a esse público. Posso contribuir na implantação de normas técnicas internacionais para questões como mobilidade e espaço interno", contou.

A professora nasceu em Alagoas, mas foi morar em São Paulo aos 2 anos de idade e por lá ficou até agora. "Estou voltando 40 anos depois, para devolver à minha terra aquilo que aprendi", falou.