Programa de Formação Continuada em Docência reúne novos gestores

Evento é direcionado aos diretores e vice-diretores que tomam posse a partir do dia 1º de abril

- Atualizado em
A vice-reitora Rachel Rocha participou da abertura do evento | nothing
A vice-reitora Rachel Rocha participou da abertura do evento

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

A formação em gestão universitária para diretores de unidades acadêmicas, executada pelo Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), teve início nesta quinta-feira, 20, e contou com a participação da vice-reitora Rachel Rocha; do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; da pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho Silvia Cardeal, além dos diretores e vice-diretores das unidades acadêmicas da Universidade Federal de Alagoas, público-alvo do projeto.

Rachel Rocha iniciou o encontro, realizado na Sala dos Conselhos Superiores (Secs), dando boas-vindas aos presentes e apresentando sua satisfação em participar, desejando que esta formação seja continuada auxiliando na tarefa de gestão. Os pró-reitores Amauri Barros e Silvia Cardeal também destacaram a importância do programa e seu sucesso em outras instituições brasileiras.

As palestras iniciais foram ministradas pelo professor Jorge Melo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que compartilhou com os presentes as experiências vividas dentro da instituição e explicou como acontece o planejamento e processo da gestão institucional. Em seguida, a professora Claudia Maffini Griboski, da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Daes/Inep), falou sobre o processo de avaliação do ensino superior.

A servidora Vera Lúcia Pontes, que está na organização do encontro, comentou sobre a importância e a contribuição de um evento como esse para a comunidade acadêmica. “Os diretores que tomarão posse em abril estão indo para um novo cenário, pois irão adquirir, além da docência, experiência de gestão. E é necessário conhecer este universo para desenvolver um trabalho eficaz e eficiente. O encontro irá fazer refletir sobre a gestão universitária. Então, quem ganha é a universidade, com a qualidade do ensino, melhorias no atendimento ao aluno e professores”.

O curso terá duas etapas: neste primeiro encontro, a discussão girou em torno de quatro eixos “Planejamento, Avaliação, Execução e Controle”. A organização destaca que a programação seguirá até o mês de julho, onde será realizada a segunda etapa do curso.  Para mais informações, entrar em contato com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) por meio do telefone (82) 3214-1046 ou com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) no (82) 3214-1066.