Ascom divulga relatório de atividades em 2013

Prioridade foi desenvolver ações para aproximar a Ufal da sociedade

- Atualizado em
Apresentação durante no 2º Encontro de Gestores | nothing
Apresentação durante no 2º Encontro de Gestores

Manuella Soares - jornalista

A Assessoria de Comunicação da Ufal divulgou o relatório anual de atividades referente ao ano de 2013. O documento apresentado pela coordenadora, Simoneide Araújo, para os gestores, contém números positivos das ações realizadas pela Ascom que deram visibilidade ao trabalho desenvolvido na Ufal.

Além de sugerir pautas e responder às demandas de solicitações da imprensa, a Ascom manteve o foco nos portais da Ufal, que já são ferramentas consolidadas como veículo de comunicação interna e externa. Foram mais de 1.500 matérias produzidas em 2013, abordando a produção científica e outros assuntos de interesse da instituição. O conteúdo publicado na internet é visto diariamente por milhares de pessoas.

O portal do Servidor teve uma média de 14 mil acessos por mês, já no portal do Estudante o número ultrapassa as 42 mil visitas. De acordo com o acompanhamento da equipe, os acessos registrados ao portal geral da Ufal em 2013 chegaram a mais de dois milhões, confirmando o veículo como principal fonte de notícias para a comunidade acadêmica e para a sociedade.

Cada vez mais presente entre jovens e adultos, as redes sociais também ajudaram a disseminar o conteúdo produzido pela Ascom. As matérias publicadas no site da Ufal repercutiram bastante no Twitter e Facebook, que somam mais de 55 mil compartilhamentos nos perfis sociais.

“Cumprimos mais uma vez a nossa meta de aproximar a Ufal da sociedade por meio da mídia. Conseguimos dar visibilidade não só às ações desenvolvidas no Campus A.C. Simões, em Maceió, mas em todas as unidades da Ufal instaladas no interior”, ressaltou Simoneide Araújo, coordenadora da Ascom.

Outros números

Em 2013, a Ascom assumiu toda a divulgação de dois grandes eventos: o 1º Alagoas Caiite, com 84 matérias produzidas e a 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que, em dez dias, teve 160 matérias produzidas para publicação no portal geral da Ufal e no site do evento.

O trabalho da equipe composta por seis jornalistas, 12 bolsistas das áreas de jornalismo, relações públicas e design, com o apoio de três servidores da área administrativa e um fotógrafo, aumentou a produção de atividades se comparadas ao ano anterior. Entre os destaques, a Ascom lançou três edições do jornal informativo Edufal Notícias; produziu 272 artes para outdoors, banners impressos e virtuais; uma cartilha sobre Leishmaniose para a Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar); um folder institucional sobre as ações da Ufal com uma tiragem de cinco mil exemplares; além de dois vídeos institucionais sobre a Universidade e sobre os 30 anos da Editora Universitária, que foi apresentado na abertura da Bienal.

Para manter os gestores, técnicos, professores e alunos ainda mais informados a respeito do que acontece nos campi, a newsletter Ufal em Dia é enviada diariamente àqueles que se cadastraram para receber o serviço.

Investimento em informação

A parceria e o bom relacionamento com a imprensa local permitiu que a Ufal se destacasse em importantes espaços de sites, jornais, rádios e TVs de Alagoas, além de outras mídias nacionais que procuraram a Ascom para divulgar conteúdos relacionados à instituição. Foram 2.497 inserções feitas a partir do material enviado pela Assessoria, mas, o número ultrapassa os 5.700 se somado às inserções de mídia espontânea.

Se revertidas para valores em reais, as inserções na mídia são equivalentes a mais de R$ 5 milhões, só em 2013. “Tudo isso confirma que a instituição conquista credibilidade a cada dia, mas é certo que ainda temos muito mais a fazer para continuar destacando a Ufal como a melhor instituição de Ensino Superior do Estado e conquistar os primeiros lugares do ranking no Nordeste”, avaliou Simoneide.