Ufal implanta novo sistema de gestão e vai desativar SIE administrativo

A partir de 2 de janeiro, só o SIG vai estar disponível para gestão administrativa e de recursos humanos

- Atualizado em
Comissão reunida discute processo de implantação do SIG | nothing
Comissão reunida discute processo de implantação do SIG

Simoneide Araújo - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas está em fase de implantação do Sistema Institucional Integrado de Gestão (SIG), nova ferramenta que vai substituir o SIE a partir de 2 de janeiro de 2014, num primeiro em toda área de gestão administrativa. Para isso, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do trabalho (Progep) vai capacitar servidores de 3 a 10 de dezembro e outros momentos do próximo ano.

Estão previstas mais duas capacitações, uma para janeiro, de 6 a 17, e outra em fevereiro, 1º a 21. Tanto a Progep quanto a Pró-reitoria de Gestão institucional (Proginst) fazem um alerta para chamar atenção dos gestores para que inscrevam seus servidores para os treinamentos marcados. “É importante que os servidores aprendam a mexer nessa nova ferramenta porque o atual SIE não poderá mais ser usado para a área administrativa, a partir de janeiro”, explicou o coordenador de Planejamento, Avaliação e Informação da Proginst, Anderson Dantas.

Além da empresa de consultoria, Síntese, sete setores da Ufal estão envolvidos no processo de planejamento de implantação do SIG: Proginst, Progep, Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), Departamento de Administração de Pessoal (DAP), Núcleo de Tecnologia da informação (NTI), Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) e Assessoria de Comunicação (Ascom).

De acordo com a Proginst, o SIG vai ampliar os serviços administrativos já realizados no antigo sistema, dando mais agilidade aos processos dos servidores, além de possui uma interface e integração com alguns sistemas do governo federal, como o Siape e Siafi.. A escolha da nova ferramenta, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, levou em consideração sua utilização por outras universidades, bem como por órgãos da administração pública e o grau de satisfação dessas instituições.

Com o novo sistema, será possível diminuir as tarefas operacionais e ter vários relatórios para consultar diversas informações. Além disso, as dúvidas e os problemas dos servidores serão sanados de forma mais ágil e com informações mais fidedignas.

Entenda o SIG

Divido em três grandes módulos, o SIG trabalha a Gestão Acadêmica (Sigaa), a Gestão Administrativa (Sipac) e a Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Cada módulo possui diversos sistemas e todos eles foram desenvolvidos para se adequar aos processos e fluxos de trabalho da Ufal.

Para acesso ao SIG, o primeiro passo será a criação de um e-mail institucional, para que o próprio servidor seja notificado quanto às  atividades realizadas e também para conseguir acesso ao sistema. Após a criação do e-mail, deve-se solicitar o cadastro no SIG e preencher formulário eletrônico. Na página da Ufal, existe um link com as instruções necessárias.

SIGRH

Para a Gestão de Recursos Humanos, o SIGRH informatiza os procedimentos da área, sendo possível ao servidor fazer marcação e alteração de férias, cálculos de aposentadoria, avaliação funcional, dimensionamento de força de trabalho, controle de frequência, concursos, capacitações, atendimentos on-line, serviços e requerimentos, registros funcionais, relatórios de RH, entre outros. A maioria das operações possui algum nível de interação com o Sistema Nacional Siape.

Até o momento, estão funcionando alguns módulos do SIGRH, como cadastro e férias, ambos lançados pelo DAP. A novidade é que não há mais necessidade de esperar o mês de outubro para marcação das férias, pois o agendamento pode ser feito antecipadamente, sendo que o próprio servidor deve lançar suas férias com, pelo menos, dois meses de antecedência do período desejado. Assim que o servidor lançar suas férias no sistema, o responsável pela unidade deve homologar o pedido para que sejam validadas as férias, no período escolhido.

Sipac

O módulo de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) oferece operações fundamentais para gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos. O sistema integra totalmente a área administrativa, desde a requisição de material e suprimentos, até solicitação de diárias e passagens, hospedagem e manutenção de infraestrutura.

Neste sistema, é possível ainda que cada unidade administrativa autorize dentro de seu orçamento, as despesas que necessitar antes mesmo de executar a solicitação no Siafi. Além disso, o Sipac controla e gerencia compras e licitações, boletins de serviços, atas de registros de preços, patrimônio, contratos e até manutenção de obras no campus e pagamento de bolsas.

Sigaa

O Sigaa foi desenvolvido para informatizar os procedimentos da área acadêmica, mas será implantado numa segunda etapa. Ele vai permitir submeter e controlar projetos e bolsas de pesquisa e ações de extensão e ensino, fazer relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância, além de um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

Igual ao Sipac, o Sigaa disponibilizará portais específicos para: Reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato sensu e stricto sensu e de graduação e comissões de avaliação (institucional e docente).