Ufal Ambiental inicia coleta de papeis para reciclagem

Material deve ser colocado nas caixas distribuídas pela Ascom nos diversos setores da Reitoria

- Atualizado em
Ufal Ambiental inicia coleta de papeis para reciclagem | nothing
Ufal Ambiental inicia coleta de papeis para reciclagem

Jhonathan Pino - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia, a partir do dia 6 de setembro, o recolhimento de papeis para reciclagem. A atividade faz parte do Projeto Ufal Ambiental, promovido pela Assessoria de Comunicação (Ascom), com o objetivo de implantar e supervisionar a separação de papeis descartados e sua destinação para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

São materiais próprios de coleta folhas e aparas de papel; jornais; revistas; caixas; papelão; formulários de computador; cartolinas; cartões; envelopes; rascunhos escritos; fotocópias; folhetos; impressos em geral e Tetra Pak. O material deve ser colocado nas caixas de coletas, distribuídas pela Ascom, em março deste ano.

Em circular, a Assessoria ainda orienta que os papeis devem estar secos, sem resíduos de comida ou gordura e caixas de papelão devem ser desmontadas. Não são próprios para a coleta adesivos; etiquetas; fita crepe; papel carbono; fotografias; papel toalha; papel higiênico; papeis engordurados; metalizados; parafinados; plastificados e papel de fax. O recolhimento será feito pelos funcionários da limpeza em todos os setores da Reitoria, a cada 15 dias.

Trata-se de uma ação em conjunto com Programa de Gerenciamento de Resíduos da Ufal e que no futuro deve atingir todas as unidades da Universidade”, relatou a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo.

Recolhimento de pilhas e baterias

Desde junho, a universidade também conta com garrafões identificados com o mascote da campanha, Papa-pilha (PP), onde podem ser depositados pilhas e baterias inservíveis. A iniciativa de criar um Programa de Gerenciamento de Resíduos tem o objetivo de promover a gestão dos resíduos produzidos em todas as áreas da universidade.

Os locais onde se encontram os garrafões para depósito dos materiais inservíveis são a Reitoria, as Unidades Acadêmicas, o Restaurante Universitário, a Biblioteca Central, a Superintendência de infraestrutura (Sinfra), o Hospital Universitário e o Espaço Cultural, na Praça Sinimbu.