Servidores expõem atuação da Universidade a favor do Meio Ambiente

Campanha institucional Papa Pilha (PP) conta com participação de toda a comunidade acadêmica

11/06/2013 15h57 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h22
Suportes para descarte de pilhas e baterias é garrafão de água reciclado

Manuella Soares – Jornalista e Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na Semana do Meio Ambiente, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu início a campanha institucional Papa Pilha (PP), iniciativa do Programa de Gerenciamento de Resíduos da Ufal, com o objetivo de coletar pilhas e baterias em desuso, para que esses materiais tenham descarte apropriado ou reaproveitamento eficaz.

Com a campanha, a Universidade passará a ter postos de coleta distribuídos pela instituição, nos seguintes locais: Reitoria, Unidades Acadêmicas, Restaurante Universitário, Biblioteca Central, Superintendência de Infraestrutura, Hospital Universitário e Espaço Cultural. Conforme Valéria Omena, integrante do programa, as pilhas e baterias apresentam em sua composição substâncias que causam danos à saúde e ao meio ambiente e, por isso, não devem ser misturadas ao lixo comum.

O material será depositado em suportes reciclados. “Pilhas e baterias podem ser colocadas em garrafões de água identificados com o PP [mascote da campanha]. Nós faremos a coleta, periodicamente, em parceria com o IMA [Instituto de Meio Ambiente], responsável pela destinação correta do material”, destacou a servidora.

Valéria também ressaltou que a sustentabilidade será pensada em outras atividades da instituição. “Temos problemas com lâmpadas fluorescentes. Para fazer o descarte adequado, a Ufal tem que pagar. Então, já estamos fazendo licitações para que as mesmas empresas que fornecerão as lâmpadas também façam o descarte”, salientou.

Semana do Meio Ambiente

O lançamento ocorreu no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. Na ocasião, a professora Karina Salomon, de Engenharia Ambiental, levantou discussão sobre o reaproveitamento de resíduos para geração de energia. A docente apresentou pesquisas desenvolvidas no Centro de Tecnologia (Ctec) e alternativas para reaproveitamento de resíduos na Ufal.

“A gente não pode pensar no meio ambiente sem se colocar dentro dele. Nós estamos inseridos nele, precisamos mudar nossas ações, interna e externamente. Na universidade, podemos ter atenção para o destino de efluentes domésticos e esgotos. Também podemos aproveitar restos de alimentos e de podas, importantes para compostagem e biodigestão. Além de vento e luz solar, para produção de energias eólica e solar”, reforçou Karina.

Kleymerson Lins, servidor da Ufal, ministrou palestra sobre o Centro de Descarte de Equipamentos de TI. Lins apresentou propostas para captação de resíduos eletrônicos descartados na universidade. Já o professor Arthur Tavares, de Geografia, apresentou vídeos com possibilidades de visualização do meio ambiente em diferentes perspectivas, por meio de ferramentas tecnológicas e mapas dinâmicos.