Professor do Icat integra grupo que visa formação de estudantes da América do Sul

Ricardo Sarmento é um dos cinco membros de constituição do Centro a ser apoiado pela OMM

05/06/2013 17h26 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h21
Ricardo Sarmento é coordenador da Pós-graduação em Meteorologia da Ufal

Jhonathan Pino - jornalista

O professor Ricardo Sarmento, do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT), foi indicado para representar os cursos de Pós-graduação em Meteorologia do Brasil no grupo de trabalho formado para a criação do Centro Virtual de Ensino e Treinamento, que irá promover a formação de graduandos e pós-graduandos da América do Sul e países de língua portuguesa, na área de Meteorologia.

Além de Ricardo, compõem o grupo de trabalho representantes do Instituto Nacional de Meteorologia, da Sociedade Brasileira de Meteorologia, dos cursos de graduação e dos cursos técnicos em Meteorologia. Juntos, nos próximos meses eles pensarão nas atividades do centro, para que comece a funcionar o mais breve possível, sob o aval da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

“Estamos nos reunindo virtualmente e em setembro provavelmente nos encontraremos em Florianópolis, onde faremos uma reunião presencial”, relata Ricardo, que também foi um dos responsáveis pela formulação do Centro de Ensino em Meteorologia do Mercosul, ainda em processo de materialização.

Quando o Centro Virtual estiver em vigor, os alunos dos países atendidos terão acesso ao conhecimento desenvolvido pelas instituições brasileiras conveniadas. No entanto, não é a primeira vez a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está promovendo o intercâmbio científico na área. “Já temos convênios firmados com os institutos nacionais de Angola e do Moçambique. Atualmente temos dois alunos no mestrado, dois na graduação e outros dez que estão vindo da Angola, do Moçambique, temos um aluno no Mestrado”, relata Sarmento.