Comissão Própria de Avaliação elege novos membros

Mesmo com baixa participação de servidores, todos campi estão representados na nova CPA

27/06/2013 17h40 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h21
Maria Antonieta cobra maior participação da comunidade na CPA

Jhonathan Pino - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já conhece os novos servidores membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), para o biênio 2013-2015. Após as eleições, realizadas entre os dias 18 e 20 de junho, foram escolhidos os nomes de Sueli Maria do Nascimento e Mailiz Garibotti Lusa, representando o Campus Arapiraca; Aluisio Norberto dos Santos e Adailton Jorge Rocha Sobrinho, representando o Campus do Sertão; além das docentes Karla Barcellos e Rosângela Sampaio Reis, das Ciências Exatas, Clarice Wanderlwy Ferraz e Nela Camelo, das Ciências Humanas, Lucy Vieira da Silva Lima e Larisse Frassinete Lins de Araújo, representando os cursos da área da Saúde, todos do Campus Maceió.

Conforme Maria Antonieta Albuquerque, coordenadora da CPA, a eleição de representantes dos campi do interior foi um avanço para a comissão, mas o baixo envolvimento dos servidores no pleito representa certo imobilismo da comunidade acadêmica em relação à autoavaliação institucional.

O número de votantes foi irrisório em relação ao universo de eleitores, bem menos que 10%, mas enfim, esta é uma triste realidade nossa. Tenho por hábito trabalhar em cima do erro, isto é, quem entende de estatística diria que o quantitativo não é representativo, é irrelevante, pois não teria significado estatístico. Penso diferente, a situação de tão poucos votantes é bastante significativa”, desabafa.

Na frente da CPA desde 2004, a coordenadora relata que a recusa em participar da autoavaliação não é só dos membros, mas de toda a comunidade acadêmica. Todos os anos, as universidades devem fazer suas próprias avaliações internas e enviar os resultados ao Ministério da Educação até o dia 31 de março. Todo esse processo é feito com o auxílio das comissões de autoavaliação das Unidades e da CPA, que além dos servidores eleitos, é composto por estudantes.

Para isto, ainda precisamos escolher os representantes que não foram eleitos, porque não houve candidatura; os representantes discentes, indicados pelo DCE [Diretório Central dos Estudantes], que não se pronunciou, e os da sociedade civil, indicados pelo Consuni [Conselho Universitário]”, acrescenta Antonieta. Só após a indicação desses membros, o Reitor Eurico Lôbo pode nomear a nova comissão por completo.

Estão entre suas atribuições dos membros coordenar o processo de autoavaliação institucional, dentro das 10 dimensões determinadas pela Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior; apresentar o relatório anual ao MEC; participar das visitas de avaliações de cursos e responder aos quesitos postados pelos avaliadores externos.