Chapa 1 vence eleições da Adufal com mais de 70% dos votos

21/06/2013 16h14 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h21
Parte da equipe da Chapa 1

Fonte: Adufal

Terminou por volta das 23h desta quinta-feira (20), a apuração dos votos das 12 urnas das eleições da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal). A Chapa 1 – Fortalecer e Avançar, encabeçada pelo professor Marcio Gomes Barboza foi a vencedora do pleito, com 430 votos dos 608 registrados como válidos; a Chapa 2 obteve 178 votos. Houve apenas um em branco. Nulos foram nove.

A sede da Adufal, única secão eleitoral no segundo dia de votação, esteve repleta de associados durante todo o dia. Foi uma festa animada pelos muitos abraços apertados, no reencontro de professores admitidos mais recentemente na universidade com os antigos mestres e de ex-diretores da entidade e velhos colegas de luta. Votaram na sessão 190 associados.

Na quarta-feira (19) a votação aconteceu em 11 seções, sendo que sete funcionaram em unidades acadêmicas do Campus A. C. Simões; uma no Espaço Cultural, no Centro da cidade; uma no Centro de Ciências Agrárias e duas no interior do Estado, nos campi de Arapiraca e Delmiro Gouveia.

A categoria deu uma lição de cidadania e esteve presente, exercendo o direito de escolher livremente quem os representará nesses próximos dois anos”, disse feliz o professor Marcio Barboza.

Agradecemos a todos pela expressiva votação – em especial aos nossos aposentados – segmento que compareceu em massa - muitos até com dificuldade de locomoção, mas vieram aqui exercer o seu direito de votar, o que nos mostrou que estamos no caminho certo”, disse o recem-eleito presidente da entidade representativa dos professores da Universidade Federal de Alagoas.

Contamos com um grande número de colegas da ativa que nos apoiaram fortemente e agradecemos a todos”, disse.  Segundo Marcio Barboza, a marca desses apoiadores da ativa foi demonstrada durante a apuração, quando a Chapa 1 apresentou 2/3 dos votos computados, mesmo antes de ser apurada a urna dos aposentados. “Ficou demonstrado – matematicamente – que o nosso apoio não é apenas dos aposentados, uma vez que 2/3 dos votos dos ativos foram para a Chapa 1”, observou.

Para ele, a vitória da Chapa 1 é o coroamento do trabalho feito pela gestão anterior – Renovar e Avançar na Luta. “Demonstra a confiança depositada para que avancemos nesse trabalho que é duro, mas em contrapartida é muito gratificante”.

Foi tudo perfeito, foi muito positivo o nível que conseguimos imprimir na campanha. A todo o momento procuramos mostrar quem somos: uma equipe plural com professores de diversas unidades acadêmicas, com diversas linhas de pensamento e ideologias distintas dispostos a fortalecer e avançar na luta, ouvindo e levando à frente as reivindicações da categoria”, disse.

Componentes da Gestão Fortalecer e Avançar – O novo presidente da Adufal tem como companheiros de diretoria os professores Alceu José Peixoto Pimentel, da Faculdade de Medicina (Famed), como vice-presidente; Henrique José Praxedes Cahet, do Campus Sertão, como secretário geral; Margarida Maria Silva dos Santos, da Faculdade de Serviço Social (FSSO), como primeira secretária; Jorge José de Brito Silva, do Ctec, como tesoureiro e Francisco Pereira de Sousa, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), como vice-tesoureiro;  Antônio Passos Lima Filho, do Centro de Educação (Cedu) e Afonso Marinho Espíndola Filho, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), respectivamente  diretor e suplente de Política Sindical; Abdízia Maria Alves Barros, do Cedu e Viviane Regina Costa, do Campus Sertão,  respectivamente diretora e suplente de Política Educacional e Científica; Ângela Maria Benedita Bahia de Brito, aposentada e Acúrcio Castro Davi, do Campus de Arapiraca,  titular e suplente da Diretoria Cultural e Ricardo Coelho de Barros, do ICHCA e Fábio Paraguaçu Duarte da Costa, do Instituto de Computação (IC), como titular e suplente da Diretoria de Divulgação e Imprensa.

A nova Diretoria substitui a gestão Renovar e Avançar na Luta que esteve à frente da entidade durante o biênio 2011/2013.

Comissão Eleitoral

Fizeram parte da Comissão que conduziu o processo eleitoral os professores Luiz Tarcísio Gomes Martins, Aílton Silva Galvão, Altair Marques da Silva e Luiz Gonzaga Costa de Oliveira. Os trabalhos foram presididos pela professora Hilda Laffitte Cardoso da Silva. A Comissão foi nomeada pela Portaria nº 01/2013, assinada pelo então presidente da entidade, professor Antônio Passos.

Com a participação de fiscais das duas Chapas, a apuração dos votos foi realizada no auditório da sede da Adufal, na presença de eleitores e apoiadores que seguiam a contagem de votos e também acompanhavam os resultados urna a urna, projetados na parede.

O processo de eleição da Adufal teve início no dia 17 de abril com a publicação do edital de convocação no jornal Gazeta de Alagoas e também no site da Adufal, no dia 19 do mesmo mês.