Pesquisadores da Cied irão apresentar trabalhos na Colômbia

Artigos foram os únicos do Brasil aprovados no XIV Encontro Internacional Virtual Educa

29/05/2013 12h10 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h21
Professor Luis Paulo Mercado

Ascom Cied

Pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas irão apresentar artigos no XIV Encontro Internacional Virtual Educa, que será realizado de 17 a 21 de junho em Medellín, na Colômbia.

Os dois trabalhos da Universidade Federal de Alagoas são as únicas produções brasileiras aceitas no evento. Foram enviadas mais de 570 propostas em 14 linhas temáticas de países como Estados Unidos, México, Argentina, Espanha, Índia e Cuba.

O trabalho que será apresentado pelo professor Luis Paulo Mercado, coordenador-geral da Cied, intitulado “Metodologias de Ensino com TIC no Ensino Jurídico”, é resultado da pesquisa financiada pelo Cnpq e apresenta subsídios teórico-práticos sobre as possibilidades de utilização das TIC na prática docente, envolvendo formação de professores de Direito para desenvolver metodologias e experiência sobre a utilização de diferentes estratégias didáticas com professores do ensino jurídico.

Já o trabalho que será apresentado por Fernando Pimentel, coordenador-adjunto da Cied, em co-autoria com Luis Paulo Mercado, Tatiane Campos e Aristóteles Oliveira, intitulado “Mundos virtuais e educação: desafios e possibilidades”, apresenta uma análise dos mundos virtuais com foco no estudo de novas metodologias para o ensino superior.

Na pesquisa foram analisados quatro mundos virtuais a partir de suas características, confrontando com a teoria do conectivismo e tendo como aporte teórico as indicações da necessidade de se buscar novas metodologias que atendam a realidade da sociedade em rede.

Os resultados apontaram para a realização de pesquisas empíricas que usem os mundos virtuais no cotidiano do ensino superior, com foco na aplicação dos estudos realizados nesta etapa formativa. Observou-se também que o próprio currículo dos cursos de formação de professores deve ser revisto, buscando-se uma adequação para que professores sejam formados a partir de competências que atendam a esta realidade da sociedade.

Segundo os autores, os trabalhos apresentam avanços no uso das TIC para a educação, mudando o paradigma da transmissão com foco na interação e interatividade para o aprofundamento do conhecimento.

Investimento em pesquisa

Para a Cied, a importância da participação de pesquisadores em evento internacional como o Virtual Educa está no reconhecimento pelos pares de que estamos no caminho certo ao fazermos nossas pesquisas”, afirma Luis Paulo Mercado.

Ele ressalta, ainda, que 47% dos artigos submetidos não foram aceitos e os dois únicos do Brasil que foram aprovados são de pesquisadores da Ufal. “As pesquisas aqui desenvolvidas tem valor exponencial para a EAD e para a educação permeada pelas TIC”.

Para o professor Fernando Pimentel, a Cied tem investido na pesquisa, pois é fundamental a realização de uma educação que vá além da sala de aula, que trabalhe com a integração da pesquisa, extensão e ensino nas mais diversas modalidades.

Para Tatiane Campos, ter um artigo aprovado em um evento internacional, no qual mais de 500 trabalhos de pesquisadores foram avaliados e muitos rejeitados, significa dizer que a pesquisa tem fundamentação teórica e relevância para o meio educacional.

Como é um acontecimento que conta com pesquisadores de várias partes do mundo, isso quer dizer também que o objeto de estudo que será apresentado pode contribuir de forma significativa com o processo de ensino e aprendizagem. Acredito que este tipo de reconhecimento/aprovação é capaz de renovar o ânimo para darmos continuidade ao nosso trabalho”, ressalta a mestranda em Educação Brasileira.