Artigos de pesquisadores da Cied são aprovados em Congresso da Mackenzie

2º Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação acontece em São Paulo, de 23 a 25 de maio

08/05/2013 16h15 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h21

Roberto Amorim – Jornalista

Sete artigos de pesquisadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) foram aprovados e serão apresentados durante o II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação, que acontece nos dias 23, 24 e 25 deste mês na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

De acordo com a organização, o evento acadêmico é dedicado à reflexão e troca de conhecimentos sobre o uso de tecnologias no Ensino Fundamental, Médio e Superior, bem como em outras situações de ensino e aprendizagem, tais como Treinamento corporativo e Educação de Jovens e Adultos.

Os artigos dos pesquisadores fazem parte da Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (TIC) e discutem temáticas variadas do diálogo entre tecnologia e comunicação, como webtv como recurso didático pedagógico, princípios de avaliação e espaços interativos na formação do professor de matemática.

Para a pesquisadora Jacqueline Felix da Silva, a aprovação de todos os artigos inscritos no Congresso da Mackenzie gerou um clima de euforia coletiva para coordenação e bolsistas da Cied devido a relevância do evento.

Fizemos um esforço coletivo para que não só os coordenadores e responsáveis de cada setor participassem desse evento, como também lançamos o desafio para nossos bolsistas de se apropriarem da escrita no intuito de produzir artigos com temáticasligadas à educação e tecnologia. A participação no Congresso trará grandes frutos para todos”, ressalta Jacqueline.

Artigos aprovados

Espaços interativos de ensino e aprendizagem na formação do professor de Matemática” - Carloney Alves de Oliveira - Doutorando em Educação – Linha das TIC (2012);.

Princípios de avaliação da aprendizagem utilizando laptops educacionais” - Fernando Silvio Pimentel – Doutorando em Educação – Linha das TIC (2012).

Go! Animate: uma proposta pedagógica para cursos online” - Jacqueline Felixda Silva; Clésia Maria Hora Santana – Doutoranda em Educação – Linha das TIC (2013); Dra. Anamelea de Campos Pinto.

A apropriação e utilização de interfaces da web por professores da graduação presencial” - Ms. Lilian Carmen Lima - Doutoranda em Educação – Linha das TIC (2013).

Webtv: um recurso didático pedagógico para o ensino superior” - Raphael Pereira Fernandes de Araújo; Tatiane Simone Campos Magalhães – Mestranda em Educação – Linha das TIC (2012); Dra. Anamelea de Campos Pinto.

Minicurso Google Docs – potencializando o uso de questionários online em pesquisas científicas” - Jacqueline Felix da Silva; Raphael Pereira Fernandes de Araújo.

O uso do Fanzine como ferramenta pedagógica na EAD” - Guilmer Brito - Mestrando em Educação – Linha das TIC (2011); bolsitas João Marcelo e Pedro Fernandes.

Aplicabilidade do jogo Assassin’s Creed como ferramenta pedagógica no ensino de língua estrangeira” - Esp. Raphael Pereira Fernandes de Araújo; bolsistas Lucas Vilar e Jean Carlos.