Andifes reúne assessores de comunicação das universidades federais

Ascom da Ufal apresenta case sobre as estratégias utilizadas para aproximar a instituição da sociedade

- Atualizado em
A jornalista Simoneide Araújo apresenta o case da Ascom da Ufal

Márcia Alencar - jornalista

Mais de 70 profissionais estão reunidos em Brasília, participando do 7º Encontro Andifes de Assessores de Comunicação das Universidades Federais. A abertura do evento foi feita pelo secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais  de Ensino Superior, Gustavo Balduino, e pela assessora Iara Malta. Além de temas como divulgação científifca, estratégias de relacionamento com a imprensa e Lei de Acesso à Informação, quatro Assessorias apresentaram experiências realizadas nas respectivas instituições.

A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas apresentou o case Estratégias para melhorar a comunicação com a sociedade. A Assessoria da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) falou da campanha de combate às drogas Avalie seu Consumo; a da federal de Juiz de Fora (UFJF) tratou da concepção da revista de divulgação científica A3 e inserção da universidade nas mídias sociais; a Ascom da federal do Espírito Santo  mostrou seu projeto de divulgação científica.

Além de assessores de comunicação, profissionais de redação dividiram suas experiências. Carla Almeida, editora do Ciência Hoje Online, enfocou a importância da troca de informações sobre divulgação científica com as universidade. Ela provocou os assessores a divulgar mais as pesquisas realizadas e manter esse contato mais direto. O relacionamento com a imprensa foi abordado pela repórter do Portal IG, Priscilla Borges, e o assessor da UFRJ, Jean Souza.

A assessoria de comunicação e a nova Lei de Acesso à Informação foi o tema abordado pela jornalista Silvana Ribeiro, professora e consultora em Gestão da Comunicação. Marco Antonio Delgado, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, abordou a gestão de eventos públicos; Fernando Braga, subeditor do CorreioWeb, trouxe o tema sobre uso e mensuração das redes sociais.

A tarde desta terça-feira, 9, último dia do evento, foram abordados os temas gerenciamento de crise, com Hélio Doyle, jornalista e professor da UnB; Avaliação da comunicação da Andifes, com Iara Malta (Ascom Andifes), Rosane Fernandes (Ascom UFF), Silvana Coleta (Ascom UFG) e Ester Marques (Ascom UFMA).

Panorama e Perspectiva para o Ensino Superior no Brasil foi o tema abordado por Gustavo Balduino e José Fernandes de Lima, presidente do Conselho Nacional de Educação; Promoção Institucional foi debatido pela coordenadora de comunicação da UFMG, Valéria Raimundo, e pelo coordenador de Publicidade do Ministério da agricultura, Fernando Ottoni.

O encerramento será feito pelo presidente da Andifes, Carlos Edilson de Almeida Maneschy.