Grupo discute formação continuada dos docentes

Documento estabelece obrigatoriedade da participação de professores nos cursos de formação

- Atualizado em
Comissão pretende ofertar cursos ainda eno primeiro semetre de 2013 | nothing
Comissão pretende ofertar cursos ainda eno primeiro semetre de 2013

Nesta terça-feira (12), membros da comissão responsável pela formulação do Programa de Formação Continuada dos Docentes (Proford), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estiveram reunidos na Pró-reitoria de Graduação (Prograd) para a discussão do documento-base a ser enviado para aprovação do Conselho Superior Universitário (Consuni). A ideia é desenvolver uma agenda permanente de formação dos professores e vinculá-la à progressão funcional da categoria.

Alguns dos cursos que integrarão o programa já estão sendo ofertados, a exemplo do Curso de Capacitação de Gestores para o SINAES. Conforme o pró-reitor de Graduação e membro da comissão, Amauri Barros, o intuito da equipe é que o documento seja aprovado ainda no primeiro semestre deste ano. “É uma ação que vem sendo trabalhada para ser efetivada. Se a Universidade conseguir fazer isso, daremos um grande salto para a política institucional de formação continuada”, relata o pró-reitor de graduação.

Aprovado o Programa, o novo docentepassará a cumprir uma carga horária específica de cursos no interstício do estágio probatório, para que se efetive no cargo e tenha formação continuada ao longo de sua vida funcional. Ainda nãofoi definida a carga horária dos cursos, os quais serão divididos em quatro eixos de formação, são eles: Estágio Probatório; Formação Continuada; Gestão Acadêmica e Fóruns de Formação.

O coordenador Institucional de Educação à Distância (Cied) e membro do respectivo Grupo de Trabalho, Luís Paulo Mercado, citou como exemplos de cursos a serem ofertados a Formação em TIC no Ensino Superior e Técnicas de Comunicação e Apresentação. Mercado relatou que vários deles já são pensados na Cied, mas agora devem ser disponibilizados para toda a Ufal, por meio de recursos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep). “Antes os professores não necessitavam participar dos cursos para obter a progressão. Com a institucionalização do programa, os cursos passarão a ser obrigatórios”, lembra.

Outros cursos pensados pela comissão são: Atuação Psicopedagógica no Ensino Superior; Libras; Elaboração de Artigos Científicos; Metodologias Ativas e Capacitação de Gestores para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dentre outros.

Sobre a comissão

Instituída pelo Reitor Eurico Lôbo , através da Portaria 1642/12. Compõem a comissão: representantes da Prograd, da Progep, do HU, da Cied e do Centro de Educação (Cedu). Eles O Proford está sendo construído com base no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI/UFAL e de acordo com as legislações que tratam do desenvolvimento profissional dos servidores, tais como o Decreto nº 5.707/06 e a lei 8.112/90, além de literaturas que discorrem sobre formação continuada dos docentes da Educação Superior.