Agentes Sinfra participam de encontro para avaliar o trabalho

O 1° Fórum dos Agentes Sinfra tem o objetivo de esclarecer dúvidas e avaliar a atuação dos agentes


- Atualizado em
Durante a tarde, Augusto, Gilberto e Daniel Pontes, da Sinfra, tiraram várias dúvidas dos agentes

Durante a tarde, Augusto, Gilberto e Daniel Pontes, da Sinfra, tiraram várias dúvidas dos agentes

Lenilda Luna - jornalista

Nesta quarta-feira (27), foi aberto o 1º Fórum dos Agentes Sinfra, no auditório da reitoria. Os agentes Sinfra são servidores dos vários setores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), designados pelos diretores de cada unidade para serem responsáveis pelas demandas encaminhadas à Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).

O objetivo é agilizar as solicitações por meio desses intermediários, que são treinados para procederem de forma correta na tramitação de processos. "Se as solicitações são instruídas dentro dos procedimentos padronizados, o tempo de resposta fica mais curto e o setor pode funcionar com mais qualidade", ressaltou Silvia Cardeal, pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), na abertura do fórum, durante a manhã.

Cada unidade participa com dois servidores, o titular e o suplente. Ao todo, são cerca de 100 agentes atuando e a maioria está participando do fórum. A proposta é que, após o encontro, e os agentes continuem trocando experiências através de um grupo virtual criado pela Sinfra.

Atividades do Fórum

No primeiro dia, os agentes tiraram várias dúvidas sobre os conceitos e procedimentos para a tramitação dos processos. Muitas perguntas foram feitas sobre planejamento e solicitação de compras, solicitação de cadastro de produtos, utilização de registro de preços, requisição de almoxarifado, recepção, recolhimento e transferência de bens permanentes e inventário patrimonial.

Mauricélia Ramos, que atua como agente Sinfra na vice-reitoria, considerou o encontro bastante proveitoso. "Foi um momento para esclarecer questões que surgem no dia a dia, mesmo tendo os manuais fornecidos pela Sinfra para consulta. Também avaliamos os pontos de dificuldades em comum para que possam ser resolvidos", disse a servidora.

A expectativa de Mauricélia e dos outros agentes é com o segundo momento do Fórum, que vai acontecer nesta quinta-feira, 28, nos laboratórios da Biblioteconomia e da Feac, para exercício prático dos procedimentos no Sistema de Informações de Ensino (SIE), ferramenta utilizada para todos os processos. "Esse vai ser um momento importante para sanar as dúvidas", aposta Mauricélia.