Sou Ufal: Renner Boldrino representa a Geração Y na Universidade

Servidor busca melhorias na comunicação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo a partir do seu conhecimento em Design

- Atualizado em
Renner Boldrino ao lado de mais um produto gráfico produzido para a porta da secretaria do curso de Design | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Para entrar no ritmo de 2013, o Portal do Servidor conversou com o secretário do curso de Design da Universidade Federal de Alagoas (Ufal): o motivo, Renner Boldrino é um dos mais novos servidores da instituição e representante do que sociólogos chamam de Geração Y, cidadãos nascidos entre o início da década de 80 e meados de 90, marcados pela autoestima e vontade de fazer várias atividades ao mesmo tempo.

Formado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e designer na prática, mesmo sem formação acadêmica, o fluminense de Itaperuna iniciou sua vida na Ufal há pouco mais de três meses. Desde o dia 4 de outubro de 2012, Renner alia os trabalhos burocráticos a sua paixão pelo Design. “Eu estou tendo que fazer o serviço burocrático, mas por estar dentro de uma área que me interessa muito, para mim o serviço acaba perdendo essa conotação burocrática e nem dou conta de sua natureza”, relata.

O servidor explica que nunca havia pensado em trabalhar com burocracia, mas na secretaria percebeu que o ambiente lhe proporcionava aliar os trabalhos cotidianos de secretário aos seus interesses pela estética. Por isso Renner tem contribuído para o curso também de outra forma. "Fora da Ufal atuo como webdesigner e designer gráfico para uma entidade cristã e trabalhando em meu escritório. Na secretaria estou desenvolvendo um site para que o curso possa manter uma boa relação com a comunidade”, detalha Renner.

Conforme o secretário, por apenas existir há dois anos, muitos dos alunos se surpreendem quando entram na Faculdade e percebem que o curso não está voltado para o Design Gráfico, por isso é necessário que a comunidade tenha maior disponibilidade de informações. “Quem eu percebo que tem afinidade com o Design Gráfico, vem sempre trocar algumas ideias comigo. Eles veem meus trabalhos no Facebook e logo se interessam em trocar experiências”, diz.

Casamento, design e religião

Poderíamos dizer que Design e religião foram os fatores que provocaram os primeiros contatos desse fluminense com a Ufal. Ainda em 2003 Renner veio a Alagoas para fazer um intercâmbio de um mês com um grupo cristão Alfa e Ômega, de atuação na Ufal. Em 2005, ano em que se formara na UFRJ conheceu Rosa, uma maceioense que viria a se tornar sua esposa. Aliás, foi por causa dela que veio morar na capital alagoana em 2009.

Desde então prestou concurso e ficou em segundo lugar para o cargo de Editor de Imagem do Curso de Comunicação Social da Ufal,mas nunca foi chamado. Além disso, prestou serviços a Assessoria de Comunicação durante seis meses, onde soube do concurso em que foi aprovado. Para 2013, Renner está pensando em um mestrado, mas não sabe ainda que curso irá fazer, afinal ele faz parte da Geração Y e existe um leque bem diversificado para querer escolher só um.