Sonho de estudante é realizado em confraternização

Funcionários presentearam estudante com computador para estudos

- Atualizado em
Emocionada, Lilith canta em agradecimento aos que contribuíram com a realização de seu sonho | nothing

Myllena Diniz – estudante de jornalismo

Como é de tradição, a Universidade Federal de Alagoas encerrou 2012 com celebração ecumênica, sorteios e declarações de solidariedade, no último 21 de dezembro. Participaram da confraternização servidores, colaboradores, estudantes, membros dos seguimentos Umbandista, Católico, Espírita e da Igreja Batista Shekinah, que após mensagens positivas ouviram o Banda Som do Beco, com intervalos para os sorteios de cestas natalinas

O Papai Noel não chegou à Ufal, mas o espírito natalino esteve presente em cada pessoa que faz parte da instituição. Nada de meias penduradas nas janelas, nada de brinquedos, de renas ou de trenós. Um sonho e muita solidariedade, apenas isso – o que por si só já é grande o suficiente. Assim teve início mais uma conquista na vida de Lilith Maria Correia da Silva, aluna do 2º período de Licenciatura em Física, que nunca teve um computador.

Um novo ano e novas perspectivas nos esperam, mas no caso da jovem estudante as mudanças são ainda maiores. Ela, que também é bolsista da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), poderá realizar trabalhos acadêmicos, pesquisas, e dialogar com colegas de curso de um jeito mais fácil. Sem condições financeiras para comprar um computador, Lilith sensibilizou funcionários da universidade com a sua história. “Eu soube que a Ufal possui leilões de alguns produtos. Então, como eu vivo em situação de 'aperto financeiro' e não tenho condições de comprar um computador, pensei que a universidade também fazia leilão do produto, para que eu pudesse adquiri-lo por um preço mais acessível. No entanto, a instituição não faz esse tipo de serviço. No primeiro momento, eu fiquei desestimulada”, lembrou.

A garota em busca de leilões de computadores ou da possibilidade de a instituição fornecer um computador usado chamou a atenção de Marcos Lima, motorista da vice-reitora Rachel Rocha, mais conhecido como “Seu Marcos”. “A história dela me deixou sensibilizado. Eu fiz os cálculos e percebi que com a ajuda de 60 pessoas seria possível comprar o computador que ela estava precisando. No fim, consegui 64 funcionários da universidade como voluntários”, ressaltou.

Com o apoio de outros motoristas, de bolsistas e de servidores da instituição, Lilith Maria recebeu na manhã da sexta-feira (21), durante a confraternização de Natal da Ufal, na sede da reitoria, o Notebook Samsung BDS VDS 4G 320W7S, no valor de R$ 999,00. Por meio da pequena contribuição de funcionários de diversos setores da universidade, como Sinfra, Ascom, Gabinetes do reitor e da vice-reitora, Proest, DRCA, ASI, PG, Edufal, Biblioteca Central, além de terceirizados da empresa Ativa, foi possível realizar o sonho de uma jovem com um longo caminho pela frente.

Durante a entrega do presente, a emoção tomou conta da estudante, que salientou a importância dele em sua vida acadêmica e as dificuldades que enfrentou para obtê-lo. “Deus faz infinitamente mais do que pensamos, do que imaginamos. Eu esperava um computador de segunda mão, não um novo, como o que eu acabo de receber. O computador vai mudar completamente a minha vida. Na Sinfra, onde trabalho, há computadores, mas eu não posso utilizá-los para fazer os relatórios da graduação, pois é um ambiente profissional. Agora, com o meu, eu poderei organizar minha vida acadêmica e entrar em contato com os colegas de curso para desenvolver trabalhos em grupo. Por isso, a notícia do presente foi uma grande explosão de alegria”, reforçou.

Lilith já possui uma história de perseverança e de amor pela Ufal antes de ser aluna da instituição. Ainda no ensino médio, a estudante participou do programa Conexões de Saberes – iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a oportunidade de produzir conhecimento. Como bolsista permanência, ela também ajuda na renda familiar como pode. “Eu já participei do Conexões dos Saberes e, graças a Deus, cheguei com muita perseverança à universidade. Eu realizei o sonho de entrar no curso que eu sempre quis [Licenciatura em Física] e pretendo dar continuidade ao processo de formação com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Depois de entrar na Ufal, desde o começo do ano, eu tenho juntado dinheiro para comprar o computador. Mas minha mãe não tem condições financeiras e eu tenho que ajudá-la. Por isso, eu agradeço a Deus e a todos que contribuíram, porque esse presente não é um luxo, é uma grande necessidade”, explicou.

Com muita emoção, Lilith encerrou seu agradecimento cantando a música “Te agradeço”, da banda gospel Diante do Trono.