Elias Barbosa assume Chefia de Gabinete da Reitoria

07/01/2013 09h50 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h21
Elias Barbosa fez parte da segunda turma de Biblioteconomia da Ufal

Jhonathan Pino – jornalista

No dia 3 de janeiro de 2013 uma Portaria publicada pelo Departamento de Administração de Pessoal (DAP), nomeou o técnico-administrativo Elias Barbosa na função de chefe de gabinete da gestão do reitor Eurico Lôbo, em substituição a professora Maria José Menezes Messias, que aceitou o convite para ser chefe de gabinete da nova secretaria de Educação do Município de Maceió, professora Ana Dayse Dorea, com quem atuou em suas duas gestões na Universidade Federal de Alagoas.

Bibliotecário da Universidade desde agosto de 2004, Elias assume uma função incomum entre os técnicos da Ufal, após ter passado pela Divisão de Tratamento Técnico da Biblioteca Central (BC), onde assumiu a direção entre fevereiro de 2005 e maio de 2008; ter ocupado a Gerência de Serviços Gerais da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), no período de junho de2008 a dezembro de 2011, além de ter assumido a função de diretor da Biblioteca Central por  um ano, de janeiro/2012 a janeiro/2013.

Para Elias, a chefia de gabinete é uma experiência nova, cuja responsabilidade deve ser assumida como um desafio. “A trajetória me possibilitou conhecer a estrutura da Universidade, principalmente quando investido do cargo na Sinfra, e vejo como reconhecimento a meu trabalho”.

No Gabinete, o bibliotecário assumirá funções de apoio à Reitoria, responsabilizando-se pela agenda de compromissos do reitor e servindo de intermediário na agilização burocrática da gestão, facilitando o fluxo de informações administrativas. Elias relata que a sua formação auxiliará nesse trabalho. “O profissional bibliotecário tem na sua essência uma formação em contato com todas as áreas do conhecimento. Ele tem em seu currículo disciplinas na área de gestão, que possibilitam essa atuação, a partir de uma noção de organização, que é essencial para os gestores públicos”, define.

O servidor ainda relata que são princípios de um agente público o respeito, o compromisso institucional e a sinceridade para que se possa desenvolver qualquer atividade. “Substituir a professora Zezé [Maria José] não é tarefa fácil, mas vamos fazer o possível e tentar o impossível para atender aos anseios da comunidade. Em pelo menos duas características me pareço com ela: a organização e a energia. O toque feminino deixarei por conta das meninas do gabinete e da vice-reitora Rachel Rocha”.

Irmão da diretora da Faculdade de Letras (Fale), Eliane Barbosa, Elias comentou que a área de gestão faz parte de “herança sanguínea” deixada por seu pai aos nove filhos e que esse momento é mais um símbolo da seriedade herdada. “Me sinto bastante lisonjeado, principalmente em assumir uma função em que poucos técnicos estiveram. Eu vejo isso como reconhecimento do nosso compromisso com a Ufal e como valorização dos técnicos administrativos pela gestão do professor Eurico”.