Coordenador da Cied participa de Seminário Educação Digital em Brasília

Luis Paulo Mercado foi convidado pelo MEC para evento com o professor norte-americano Salman Khan

25/01/2013 14h13 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h21
Luís Paulo Mercado representou a Ufal no Seminário Educação Digital

Mauricélia Ramos – jornalista

O coordenador institucional de Educação a Distância da Ufal (Cied/Ufal), Luís Paulo Mercado, participou, como convidado do Ministério da Educação e da Fundação Leman, do Seminário Educação Digital, em Brasília, no último dia 16. O evento teve a palestra do professor norte-americano Salman Khan, criador da Khan Academy, organização que disponibiliza gratuitamente na internet aulas de diversas disciplinas.

A abertura do encontro foi organizada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que em sua fala defendeu as potencialidades das tecnologias para a educação e abordou as ações do MEC para disponibilizar conteúdos digitais para formação de professores e uso das TIC pelos alunos das escolas públicas brasileiras. Ele também anunciou que o conteúdo de Matemática, Física, Química e Biologia, traduzido para o Português, será liberado a professores da rede pública por meio de tablets e, as escolas, nos laboratórios de informática. Os vídeos, traduzidos em vários idiomas, entre eles o português, estão disponíveis gratuitamente no Portal do Professor, do Ministério da Educação.

Para o coordenador da Cied, o seminário permitiu conhecer inovações na área. “Pudemos ver como são planejados e produzidos os conteúdos digitais postados no YouTube, foco principal do material produzido pela Khan Academy, e as possibilidades de trabalho em rede de professores, para a produção e uso de conteúdos digitais nas universidades. Também foram apresentados materiais didáticos com conteúdo multimídia e linguagens inovadoras para a educação”, ressaltou.

Salman Khan

O professor Khan defendeu o uso das tecnologias e as possibilidades delas humanizarem a educação, permitindo que professores tenham mais tempo para atender a individualidade dos alunos e as usem para promover maior interação entre as pessoas.

A Khan Academy, fundação sem fins lucrativos do professor palestrante, já colocou mais de 3,8 mil videoaulas na internet, com acesso de seis milhões de usuários mensais. A plataforma oferece videoaulas de ciências como Matemática, Física, Química e Biologia, além de tópicos de humanidades, como História e História da Arte, Ciências da Computação e Economia.