Técnico é exemplo de persistência e mérito

O servidor Joziano Cavalcante da Silva seguiu o caminho dos estudos para realizar o sonho de aprofundar o Inglês num país nativo

29/11/2012 15h17 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Já com o passaporte na mão, Joziano embarca para se capacitar nos EUA

Manuella Soares - jornalista

As duas carreiras trilhadas por Joziano Cavalcante têm o serviço público como eixo, mas seguem áreas distintas de atuação. O servidor é técnico de laboratório do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) na Ufal, há 17 anos, e professor de Inglês numa escola municipal de Rio Largo, há dois. O maior tempo de dedicação é na universidade, onde, ao longo de quase duas décadas, conseguiu traçar objetivos alcançados aos poucos.

A experiência de um curso de técnico de laboratório pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) fez Joziano chegar ao Instituto de Química com a missão de contribuir com as atividades acadêmicas e dar suporte às demandas administrativas. Hoje, o técnico trabalha no almoxarifado da Ufal utilizando seus conhecimentos na área da Química. “Apesar de ser um trabalho burocrático, uso meus conhecimentos no setor de produtos químicos controlados pela Polícia Federal, atendendo às unidades acadêmicas que solicitam o material para pesquisas”, comentou.

Na ânsia de estar sempre capacitado, Joziano ainda iniciou a graduação em Química na Ufal, mas enxergou o próprio potencial para investir em outra paixão: a língua estrangeira. O servidor começou a estudar Inglês e traçou a meta de se aperfeiçoar para chegar à docência. O caminho foi percorrido sem medir esforços e com todo o empenho obteve o título da graduação em Letras e da especialização em Docência, no Centro de Educação da Ufal.

Nova conquista

Paralelamente ao trabalho exercido com esmero no IQB, o servidor também leciona Língua Inglesa numa escola municipal. E foi graças ao interesse em aprender sempre mais que o técnico-administrativo comemora uma nova conquista: a aprovação na seleção realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para estudar fora do país.

Numa difícil prova, que não aprovou candidatos suficientes para preencher todas as vagas destinadas a Alagoas, Joziano mostrou a competência e garantiu a bolsa para um curso de seis semanas nos Estados Unidos, por meio da parceria com a Embaixada dos EUA no Brasil e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre Estados Unidos da América e Brasil (Fulbright).

“Fico muito orgulhoso porque era um sonho. Financeiramente hoje seria impraticável, mas consegui passar nessa difícil seleção e vou realizar uma imersão depois de muitos anos de trabalho”, contou, entusiasmado.

Nos preparativos das malas e com o passaporte na mão para ser inaugurado, Joziano compartilha a alegria de ser um exemplo a seguir. “Isso mostra que os técnico-administrativos também são capazes. Nós podemos realizar sonhos como esse. Consegui total apoio da Ufal, que vai me liberar para a capacitação e, com certeza, poderei enriquecer meus conhecimentos para contribuir no trabalho dentro da instituição”, destacou, com o incentivo no qual sempre se espelhou para chegar onde almejou.