Momentos marcantes em mais de 30 anos no serviço público

Servidor fala da importância que a Ufal teve em sua vida pessoal e profissional

01/11/2012 09h48 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Luís diz sentir orgulho de participar da expansão da Ufal

Luciana Silva - relações públicas e jornalista

Luís Barbosa é servidor da Universidade Federal de Alagoas há mais de 30 anos e nesse período passou pelos setores de serviços gerais, transporte, tombamento e foi diretor da divisão de patrimônio no Campus A. C. Simões, em Maceió.  Passou um período de dez anos cedido à Receita Federal, em Palmeira dos Índios, sua cidade natal. Mas com a expansão da Ufal para o interior do Estado, ele retornou no ano de 2006 para sua instituição de origem e, desde então, atua na administração da Unidade de Palmeira dos Índios.

Do período que passou em Maceió, Luís relata momentos marcantes que ficaram registrados em sua memória e hoje relembra com saudades: “Lembro quando nos reuníamos para almoçar; o Colombo era o mais engraçado da turma ficava colocado apelido em todos nós e contando piadas”. Outro fato que o marcou desse convívio foi quando sua mãe estava doente e veio a falecer. Ele relata que a solidariedade e o apoio de todos os colegas de trabalho foi muito importante para superar a dor da perda.

Ele também homenageia alguns colegas e destaca o que aprendeu com eles: “O Edson, que era chefe do setor de Tombamento, com seus conselhos e ensinamentos; o Olavo, diretor da Divisão de Patrimônio, com sua calma e maneira de conduzir os trabalhos. Gostaria de citar o nome de todos, mas com o nome de Jaurina (in memória), com sua alegria que sempre nos recebia sorrindo, quero homenagear a todos que fizeram parte do DSG (antigo Departamento de Serviços Gerais), em particular ao setor de Tombamento e Patrimônio”, ressaltou.

Luís comenta emocionado que se orgulha de participar da expansão da Ufal. “Para mim é uma satisfação enorme poder fazer parte da expansão da universidade, principalmente aqui em Palmeira dos Índios, cidade onde nasci e me criei. Hoje posso ver pessoas que antes teriam de se deslocar do interior para a capital para realizar o sonho de estudar numa universidade federal. Agora podem fazer isso sem ter que ficar longe das suas famílias, sem contar o ganho social e educacional que o município e região ganharam, por ter sediada uma unidade da Ufal, da qual faço parte e me orgulho muito por isso”.

Além dos relatos da contribuição profissional da Ufal em sua vida, Luís também atribui à universidade o sucesso da formação de sua família. “Tenho uma família maravilhosa e a certeza de que esse tempo todo que estou trabalhando na instituição contribuiu para esse momento tão especial da minha vida que foi a construção da minha família:  minha esposa Rita; meus filhos Luís Gustavo, formado em administração; Mariana, que está terminando Engenharia Civil, e Leonardo, formado em Agronomia. Leonardo já está fazendo doutorado na cidade de Botucatu-SP”, relatou orgulhoso o servidor.