Fórum das Categorias Profissionais debate liderança e ambiente de trabalho

É preciso compartilhar as informações com a equipe, mostrar o que está dando certo ao colega, para que ele também cresça


05/11/2012 12h09 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Coach da GPSH Coaching Glória Costa

Coach da GPSH Coaching Glória Costa

Jacqueline Freire - jornalista

A semana começou bem para os servidores. Nesta segunda, 5 de novembro, durante todo o dia no auditório da Reitoria, acontece o I Fórum das Categorias Profissionais da Universidade, que contempla todos os servidores, com discussões sobre coaching e liderança, saúde mental no trabalho, rotinas administrativas e compromisso social da Ufal.

Iniciando as atividades, a coach da GPSH Coaching Glória Costa, apresentou os diversos tipos de coaching e falou também sobre a necessidade de ter um norte na vida. “O coaching trabalha ajudando as pessoas a saírem do estado atual para o estado desejado”, explica Glória. “É preciso compartilhar as informações com a equipe, mostrar o que está dando certo ao colega, para que ele também cresça. Quando a equipe está unida e um sabe o que o outro está fazendo, não tem como não dar certo”.

Glória Costa terminou sua palestra com um momento bem diferente. De olhos fechados, os servidores sonharam com o futuro, imaginando como estará suas vidas em 2, 5 e 10 anos. “É preciso pensar no assunto, ter uma direção e saber o que queremos do nosso futuro, para que quando lá na frente nos perguntarmos ´ o que eu fiz da minha vida tenhamos algo bom para lembrar.  É importante que a equipe esteja sempre unida, com uma visão do tipo ganha-ganha, esse foco no trabalho em equipe , faz com que os setores estejam sempre cooperando um com o outro e cresçam juntos. Sozinho não se chega a lugar algum”, concluiu.

Antes da fala da enfermeira do trabalho Zélia Lessa sobre Saúde Mental no Trabalho, os participantes responderam um questionário de pesquisa funcional onde informaram as expectativas e sugestões de capacitação para 2013. No questionário, também foram avaliados a chefia, o setor de trabalho e como o servidor se sente nesse contexto. As respostas auxiliarão a Progep a montar o calendário de cursos do próximo ano.

À tarde o Fórum contará com as presenças do administrador Bruno Morais e do professor Cícero Péricles, falando sobre a importância do trâmite correto dos documentos da Ufal e o compromisso social da Ufal frente a realidade do Estado de Alagoas.