Da enfermagem no HU ao trabalho social em comunidades carentes

Josinúbia Freire está há 32 anos na Ufal e já passou por vários setores do Hospital Universitário

27/09/2012 13h35 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Josinúbia acredita no trabalho de parceria para servir ao próximo

Keila Katiane - estudante de Relações Públicas

Josinúbia Freire Costa Matias é enfermeira e atualmente coordena o Ambulatório Geral de Assistência à Criança e Adolescente, pré-natal e setor de admissão e alta do Hospital Universitário. Desde o início deste ano, trabalha com o Programa de Controle do Tabagismo no HU, com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, farmacêuticos, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

Josinúbia tem 32 anos de contribuição à Ufal. Sua carreira na universidade consiste em oito anos no Ambulatório do HU, dois anos na direção de Enfermagem, sete anos no setor de Admissão e Alta e mais seis anos no setor de Estimulação Precoce. Desde 2003 retornou para o Ambulatório Geral, onde é coordenadora atualmente.

Como boa católica que é, frequenta semanalmente a igreja, onde é ministra extraordinária da Eucaristia. Ela faz celebrações e entrega a hóstia sagrada.

A religiosidade e a fé são marcantes na vida de Josinúbia e foi graças a sua perseverança que conseguiu um lugar reservado no HU para Nossa Senhora Mãe Rainha. É nessa capela que as pessoas fazem suas orações.

Também dedica parte de sua vida a trabalhos sociais. Josenúbia e uma amiga formaram um grupo de auxílio para pessoas carentes que moram nas comunidades vizinhas ao HU. Esse trabalho de apoio consiste em palestras educativas, consultas médicas e visitas às comunidades.

Mesmo sendo uma servidora dedicada e apaixonada por seu trabalho, ela possui outras paixões. Os dois filhos, estar com a família, além de cozinhar e viajar. Ela confessa que adora viajar e conhece quase todo o Brasil e parte da Europa (Portugal, Itália, França e Espanha). Também já viajou para Argentina e Paraguai, mas seu lugar predileto é Portugal.

Josinúbia reforça que sempre deseja encontrar profissionais que sejam dedicados, que gostem de servir ao próximo e que amem seu trabalho. Ela acredita no trabalho conjunto.