Campanha de arrecadação de tênis beneficia pacientes do HU

Projeto beneficia pacientes em tratamento contra doenças osteoarticulares

- Atualizado em
O residente Tenildo Lopes divulga a campanha

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O Programa Ufal Solidária continua em ação com mais uma atividade social de auxilio às comunidades próximas à universidade. Com a chamada Exercite sua solidariedade, doe um tênis, o Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) promove, até o dia 10 de dezembro, campanha de arrecadação de tênis para cerca de 60 pacientes do setor de Medicina Física. A iniciativa tem como objetivo beneficiar idosos e adultos em idade avançada, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em tratamento contra doenças osteoarticulares.

Segundo o residente de Educação Física Tenildo Lopes, o material doado será utilizado pelos assistidos em exercícios aeróbicos, de alongamento, de flexibilidade e de fortalecimento muscular, dentro e fora do hospital. “Como o número de pacientes com doenças osteoarticulares é grande, nós precisaremos expandir as atividades para a área externa do HU. Para pessoas com esse tipo de doença, a prática adequada de atividade física é fundamental. No entanto, muitos pacientes não possuem tênis. Então, a campanha tem o intuito de ajudá-los a fazer o tratamento da melhor forma possível e também de dar suporte no tratamento de outras doenças associadas, como diabetes e hipertensão”, destacou.

A maior parte dos pacientes atendidos no setor de Medicina Física do HUPAA são idosos e adultos em idade avançada, o que torna a prática da atividade física ainda mais importante. De acordo com Tenildo Lopes, o tratamento adequado aumenta a expectativa de vida do paciente e traz benefícios para a sua saúde mental.

“Temos muitos idosos e adultos em idade avançada como pacientes. Por isso, a gente tem como objetivo mostrar que, com a prática da educação física, eles vão melhorar a capacidade funcional. Isso permite que eles tenham mais autonomia e sejam mais ativos no processo ‘saúde-doença’ .Além disso, esses pacientes estão sujeitos a muitos riscos, pois as doenças osteoarticulares prejudicam a articulação do organismo. Então, a partir da primeira queda, o indivíduo tem uma expectativa de sobrevida de, aproximadamente, 3 anos. Nesse processo, o idoso começa a se restringir, a ter depressão, receio de sair de casa e medo de cair. É uma doença que afeta o psicológico do ser humano”, alertou o residente.

Os interessados na campanha podem contribuir com a entrega de tênis em bom estado de uso, em qualquer posto de arrecadação do projeto. As doações são realizadas na recepção do HUPAA ou na sede da Assessoria de Comunicação da Ufal (Ascom), no primeiro andar do prédio da Reitoria, situada no Campus A. C. Simões, em Maceió. O nome dos beneficiados e o número dos seus respectivos calçados estão à disposição da comunidade acadêmica no endereço eletrônico da universidade ou no posto de coleta do hospital.

O excedente arrecadado na campanha será doado para o Projeto de Desenvolvimento Motor para Crianças e Adolescentes com Autismo (Premaut), coordenado pela professora Cristiane Toscano. Para Tenildo Lopes, todas as ações do projeto são formas de agradecer à sociedade pelo investimento em seus estudos. “É muito gratificante fazer o bem a alguém. Além disso, a campanha é uma forma de dar uma devolutiva para a sociedade pelos nossos anos na universidade”, salientou.