Servidores participam de treinamento para uso de novo sistema de telefonia

Previsão de implantação da tecnologia Voz via IP na universidade é de um ano

- Atualizado em
Servidores participam de treinamento do novo sistema VoIP no auditório da Reitoria

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

Na tarde da segunda-feira (22), servidores da Ufal participam de treinamento para esclarecer dúvidas sobre o novo sistema de telefonia que está sendo implantado na instituição: a tecnologia Voz via IP (VoIP). A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), serviu para dar agilidade à resolução de problemas, como explica o diretor do núcleo, Rodrigo Paes.

“Realizamos essa primeira etapa aqui na Reitoria e deu tudo certo. Mas quando tivermos um número significativo de ramais instalados, ao passo que a comunidade já esteja utilizando esse novo sistema, iremos realizar o segundo treinamento”, explicou Paes, adiantando que até o final do ano que vem, 900 ramais devem ser instalados nos três campi.

O diretor pontuou os locais onde o novo sistema já está sendo utilizado. São eles: a Faculdade de Letras (Fale), o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), a sede da Unidade de Penedo, a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e a Reitoria. “A Usina Ciência, o Espaço Cultural e o Museu Théo Brandão não devem demorar a receber a nova tecnologia”, complementou.

A previsão de implantação do novo sistema de telefonia na universidade é de um ano, mas, segundo Paes, por mais que a instalação do telefone seja rápida, a infraestrutura para que ele funcione dá um certo trabalho para ser implantada. “Nós começamos a mudança de sistema em setembro deste ano, então, até setembro do ano que vem deve estar pronto”, finalizou.