Proex divulga pré-seleção do Projeto Rondon

Propostas da Unidade Palmeira dos Índios e Esenfar serão avaliadas por Ministério da Defesa

01/10/2012 10h26 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20

Jhonathan Pino - jornalista

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou na última sexta-feira, 28, o resultado da pré-seleção para o Projeto Rondon 2013 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram escolhidas as propostas do professor Antonio César de Holanda Santos, da Unidade Educacional de Palmeira dos Índios, Campus Arapiraca, para a Operação Canudos e da professora Laís de Miranda Crispim Costa, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), para a Operação 2 de Julho.

Ambas as propostas agraciam o Conjunto A de atividades, enumeradas pela atuação em Cultura, Educação, Saúde, além de Direitos Humanos e Justiça. No próximo 24 de outubro o Ministério da Defesa deve divulgar o resultado final. Se aprovadas, cada equipe será composta por 10 rondonistas, sendo 2 professores e 8 alunos dos cursos de graduação.

Sobre o Projeto Rondon

O Projeto Rondon tem o objetivo de contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimulá-lo a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Na edição de 2013, os estudantes participarão de atividades nos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Piauí. A Operação “Canudos” será desenvolvida entre os dias 11 e 27 de janeiro de 2013, tendo como Centro Regional a cidade de Petrolina/PE, e envolverá, em princípio, os municípios de Andorinha/BA, Antonio Gonçalves/BA, Cansanção/BA, Canudos/BA, Chorrochó/BA, Curaçá/BA, Filadélfia/BA, Itiuba/BA, Macururé/BA, Ponto Novo/BA, Dirceu Arcoverde/PI, Jacobina do Piauí/PI, Paulistana/PI, Patos do Piauí/PI, Queimada Nova/PI, São João do Piauí/PI, São Raimundo Nonato/PI e Simões/PI.

A Operação “2 de Julho” será desenvolvida entre os dias 18 de janeiro e 3 de fevereiro de 2013, tendo como Centro Regional a cidade de Salvador/BA, e envolverá, em princípio, Acajutiba, Amélia Rodrigues, Anguera, Aramari, Amargosa, Brejões, Cabaceiras do Paraguaçu, Capim Grosso, Cipó, Coração de Maria, Crisópolis, Irará, Itaquara, Mutuípe, Pé da Serra, Santa Bárbara, Santa Inês, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Ubaíra, todos na Bahia.

A Operação “São Francisco”, que não tem propostas da Ufal, será desenvolvida entre os dias 19 de janeiro e 4 de fevereiro de 2013, tendo como Centro Regional a cidade de Aracaju/SE, e envolverá, em princípio, os seguintes municípios dos Estados de Sergipe e Alagoas – Campo do Brito/SE, Carmópolis/SE, Frei Paulo/SE, Japaratuba/SE, Malhador/SE, Monte Alegre de Sergipe/SE, Neópolis/SE, Nossa Senhora das Dores/SE, Poço Verde/SE, Propriá/SE, Ribeirópolis/SE, Santo Amaro das Brotas/SE, Batalha/AL, Craíbas/AL, Major Isidoro/AL, Piranhas/AL, Santana do Ipanema/AL, São Sebastião/AL, Taquarana/AL e Teotônio Vilela/AL.

Após a divulgação das IES selecionadas, o Projeto Rondon coordenará a viagem precursora dos professores-coordenadores aos municípios. A viagem precursora tem por objetivo proporcionar condições para que a IES ajuste a Proposta de Trabalho à realidade e às necessidades do município.