Pesquisadores da Cied apresentam trabalhos em evento internacional

Evento em São Luís do Maranhão reuniu participantes de vários países

01/10/2012 13h56 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Pesquisadores da Ufal no 18º CIAED

Mauricélia Ramos - jornalista

Oito pesquisadores na área de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas participaram semana passada do 18º Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciaed), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, capital maranhense. O evento contou com mais de 1300 participantes do Brasil, Portugal, Reino Unido, Angola, Moçambique, Japão, China, Estados Unidos, entre outros.

Representaram a Ufal os professores Fernando Pimentel, Carloney Alves, Ibsen Bittencourt e Guilmer Brito, da Coordenadoria de Educação a Distância (Cied); as tutoras e mestrandas Maria Aparecida Araújo e Wilma Alves, do curso de Pedagogia a distância (UAB/UFAL), e as professoras Ivanise Bittencourt e Renise Dias, do Campus Arapiraca, todos com apresentação de pesquisas na área.

Para Fernando Pimentel, que é coordenador-adjunto da Cied, este foi um momento importante para analisar as perspectivas e os avanços da modalidade no Brasil e no mundo, além de avaliar como a EAD pode articular novas ações com outras instituições, particulares e públicas. “A Ufal está de parabéns pela continuidade da participação em eventos de alta qualidade na área educacional, sempre com apresentação de pesquisas. A Cied continuará apoiando diretamente todos os envolvidos a pesquisarem sobre suas práticas e a compartilharem com a comunidade científica por meio de publicações”, afirmou.

Wilma Alves afirmou que a participação no Ciaed foi gratificante, pois foi possível acompanhar a EAD no cenário mundial. “Minha apresentação enriqueceu os meus conhecimentos na área bem como para a minha dissertação, ampliando as reflexões sobre o meu estudo”, disse Wilma.

Além de palestras e apresentações de trabalhos científicos, o evento proporcionou momentos de diálogo com autarquias como o Ministério da Educação (MEC), como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Diretoria de Educação a Distância da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.