Docentes ganham novas oportunidades para qualificação

Doutorado em Serviço Social e Mestrado em Artes Cênicas ofertarão 35 vagas para os docentes da instituição

17/10/2012 14h20 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Professora Reivan Marinho participou da elaboraçao do Dinter de Serviço Social

Jhonathan Pino - jornalista

Na sexta-feira, 5, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ficou informada que duas de suas propostas para qualificação dos servidores foram aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Doutorado em Serviço Social e o Mestrado em Artes Cênicas, ambos na categoria Interinstitucional, juntos ofertarão 35 vagas para a formação dos docentes.

O Dinter em Serviço Social foi conseguido a partir de uma cooperação com o Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). “A parceria contribui para a formação docente e tem o objetivo de instituir um doutorado no futuro. O projeto também amplia o intercâmbio entre as pesquisas e a produção do conhecimento na área de Serviço Social”, realça Reivan Marinho, coordenadora da Pós-graduação em Serviço Social da Ufal.

A professora acrescenta que a parceria com a UERJ se deu a partir das áreas de pesquisa em comum, com ênfase no trabalho, política e serviço social. “Os ganhos são muitos. Pois em pouco tempo formaremos os docentes, estreitando os laços com uma universidade reconhecida nacionalmente e com a possibilidade de aprovação de um doutorado em breve. Mais adiante poderão ser elaborados projetos conjuntos”, relata Reivan. Alguns professores da Ufal também já haviam feito seus pós-doutorados na Universidade fluminense.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas em janeiro. A seleção tem início em março e será composta de avaliação de projeto, prova de proficiência e análise dos currículos. O curso começa em abril de 2013 e terá duração de quatro anos. Antes de seu término, no segundo semestre de 2013, a Ufal deverá submeter novo projeto para doutorado, desta vez voltado para a demanda da comunidade. “Após os resultados, analisaremos a possibilidade desse doutorado. Precisamos avaliar se teremos pernas para apresentar uma proposta nossa”.

A Pós-graduação em Serviço Social da Ufal existe desde 2004 e conta com uma equipe de 13 docentes, quatro deles com pós-doutoramento e outros três com bolsa produtividade. A maior parte deles fez o doutorado em convênio semelhante com a Universidade Federal de Pernambuco. Além da professora Reivan, participaram da elaboração do projeto as docentes Norma Alcântara, Gilmaísa Marcedo, da Ufal, e Silene Moraes, da UERJ.

Mestrado em Artes Cênicas

Os professores dos cursos de Música, Teatro e Dança e da Escola Técnica de Artes (ETA) também terão a oportunidade de cursar o Mestrado em Artes Cênicas, a partir do convênio entre a Ufal e a Universidade Federal da Bahia. O projeto foi elaborado pelos professores Antônio Lopes, Eduardo Xavier e da técnica Marilda Maria de Melo, todos da ETA.

Serão disponibilizadas até 15 vagas para os nossos docentes. O diretor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), Enildo Marinho, ressaltou que a oportunidade do Minter irá suprir a formação dos docentes, solucionando o número reduzido de mestres nos cursos de Artes. “Precisamos qualificar os nossos professores de uma forma mais rápida e em grupo. Muitos professores são excelentes artistas, mas não tem a formação acadêmica necessária, então é necessário que a Universidade promova isso”, salienta.

Ainda não ficaram definidas as datas para seleção e início desse curso.