Dia do Servidor é comemorado com festa

Café da manhã animado marca celebração em homenagem aos servidores públicos

31/10/2012 12h55 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Vanilson Coelho recebe bride do reitor Eurico Lôbo

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, é comemorado anualmente na Universidade Federal de Alagoas com café da manhã especial para todos que contribuem com o funcionamento e o desenvolvimento da maior instituição de ensino superior do Estado. Neste ano, a homenagem aconteceu na última terça-feira (30), no Restaurante Universitário (RU), no Campus A. C. Simões, em Maceió.

O clima era de animação, de reencontro e de confraternização entre os cerca de trezentos servidores dos mais variados setores que estiveram reunidos durante a manhã para celebrar o dia deles, que trabalham em busca de transformações na realidade brasileira por meio dos serviços prestados na área de educação superior e técnica de qualidade. Reitor, vice-reitora, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, coordenadores, assessores, professores e técnico-administrativos não só aproveitaram o variado cardápio do café da manhã como concorreram a sorteio de diversos brindes.

A servidora Maria Inês Santos, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), foi uma das contempladas no sorteio. Para ela, a participação no evento possibilitou o reencontro com amigos que trabalham em outros setores da instituição. “Aproveito a confraternização para encontrar colegas que eu não tenho a oportunidade de ver no cotidiano. Então, esse é um momento para conversar com nossos conhecidos”, avaliou.

Para deixar a festa ainda mais animada, a banda Som do Beco embalou a trilha sonora da comemoração. O grupo, formado por alunos e ex-alunos de Música da Ufal, existe há dez anos e já participou de outras edições do evento em homenagem aos servidores da instituição.

O momento de descontração e de reconhecimento ao trabalho de todos que contribuem com a universidade também propiciou a reflexão sobre o compromisso com o serviço público. Para a vice-reitora Rachel Rocha é importante ser pensado o papel do servidor. “Vamos pensar o que significa receber pessoas e ser servidor. Essa missão que a gente carrega é uma tarefa muito nobre. Então, vamos manter o sentimento do bom acolhimento e da boa receptividade”, salientou.

O reitor Eurico Lôbo destacou a importância do desempenho de cada servidor para o sucesso da academia. “Hoje é um dia muito especial para todos nós, porque representa nosso papel como agente público naquilo que nos propomos a fazer. Considero muito prazeroso trabalhar para o coletivo e me sinto estimulado a trabalhar para o crescimento dessa instituição de ensino, a mais importante do Estado. Essa confraternização é o reconhecimento ao trabalho de cada servidor, pois o crescimento que a universidade tem obtido é graças à contribuição de cada um”, ressaltou.

Eurico também salientou a responsabilidade social e a necessidade do compromisso de cada servidor para a construção de uma universidade mais ativa. “Hoje é um dia para comemorar e para refletir sobre o nosso papel. Além disso, precisamos dizer para nós mesmos que devemos fazer o melhor, que é o que a sociedade espera. Nós só seremos grandes se cada um entender seu papel, para que possamos fazer uma instituição cada vez mais inclusiva e de referência”, destacou.

Para a técnica de laboratório da Faculdade de Nutrição (Fanut), Elenita Marinho, a confraternização foi um grande reconhecimento ao seu trabalho. “É a primeira vez que participo do evento e, realmente, me surpreendi. Percebi que o funcionário é lembrado pela universidade”, revelou.

Confira no arquivo em anexo as fotos do café