Sintufal realiza nova assembleia para decidir acordo com Governo

Reunião decidirá sobre futuro da greve após a aprovação de documento pela Fasubra

23/08/2012 15h30 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20

Jhonathan Pino - jornalista

Nesta sexta, 24, o Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) realiza assembleia, às 9h30, no auditório da Reitoria, para avaliar a proposta do Governo e aceita pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). Na última quarta-feira, 22, a Fasubra fechou acordo como o governo referente aumento de 15,8% para a categoria, parcelados em três anos. A direção nacional da Fasubra foi recebida pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MPOG), Sérgio Mendonça.

Após decisão da Fasubra, o Comando Local de Greve (CLG) convoca os servidores para nova reunião nesta sexta-feira, 24, a ser realizada na Reitoria da Ufal, para que sejam tomadas decisões de pauta local e pôr novamente em votação a proposta de aumento salarial do governo. “Caso seja negado, os servidores da Universidade podem sofrer o corte de ponto. Mas só na sexta-feira teremos a posição se continuamos a greve, ou aceitamos a proposta”, relatou Roberto Maximiano, coordenador de Formação Política Sindical do Sintufal.

A Fasubra divulgou em seu site que o acordo foi firmado em respeito à decisão da maior parte dos sindicatos da categoria de trabalhadores técnico-administrativos das universidades brasileiras. Até o momento, 36 entidades aceitaram a proposta do governo. O Sintufal havia rejeitado a proposta do Governo em assembleia realizada na última terça-feira, 21. Nesse dia, após votação dos técnicos, ficou decidido que a categoria continuaria em greve como forma de unificar a luta com outras categorias do serviço público federal.

Detalhamento da proposta

Além do aumento parcelado em três anos, a proposta do governo prevê reajustes dos índices para a qualificação dos servidores e aumento do step de 3,8% para a progressão dos servidores. Outro fator presente na negociação foi a promessa do governo de não descontar os dias parados do salário, sob a condição de reposição do trabalho. Veja proposta do governo em anexo.

A Fasubra levará a proposta para a discussão com o Comando Nacional de Greve (CNG) nesta quinta-feira, 23, e após análise, caso precise, decidirá sobre possíveis alterações. “Assinando o acordo na sexta-feira, às 16h, a gente retorna ao trabalho na segunda-feira, 27” afirmou Janine Teixeira, coordenadora-geral da Fasubra.