Campus Arapiraca ganha novo espaço virtual

Site segue a padronização fixada pela política de portais da Ufal

- Atualizado em
Campus Arapiraca inaugurou seu portal em abril deste ano | nothing
Campus Arapiraca inaugurou seu portal em abril deste ano

Jhonathan Pino - jornalista

O Campus Arapiraca é a mais nova unidade a ganhar espaço virtual no domínio da Ufal. Desde o dia 23 de abril, os usuários da rede web têm informações sobre graduação e outros dados da instituição por meio do www.ufal.edu.br/arapiraca. Construído pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) de Arapiraca, e alimentado pela própria unidade, o espaço é mais uma etapa para a padronização dos portais da Universidade.

Quando o primeiro Portal entrou em atividade, construído a partir do Plone, em agosto de 2008, a Universidade já contava com uma média de 144 mil usuários, que acessavam a página em busca de informações sobre a instituição, cursos e acesso ao Sistema Acadêmico. Para atender à demanda dos professores e técnicos, em 2009 foi implantado o Portal do Servidor, seguido por outros portais temáticos e de unidades acadêmicas, criados para familiarizar e facilitar a visita dos usuários.

Em novembro de 2011, a comunidade acadêmica conheceu o novo layout das páginas da universidade e, a partir deste ano, todas as unidades ganham novas interfaces para facilitar a sua usabilidade. Assim, mais serviços passaram a ser oferecidos e os portais são cada vez mais visitados. O Portal da Ufal atingiu picos de 233 mil usuários por mês e o do Servidor mais que quadruplicou a média de acessos em apenas um ano. De cerca de 4 mil, no início de 2011, para mais de 18 mil acessos em março de 2012.

Para Alexandre Marinho, coordenador de Gestão de Informações do NTI, esses valores refletem ações do núcleo em diversas vertentes. "A disponibilidade do site ficou maior com o uso de nobreaks e geradores para os servidores que hospedam os portais; o aumento da conexão com a Rede Nacional de Pesquisa fez com que aumentasse a velocidade de acessos e, com a atualização da tecnologia, o site aceita hoje mais acessos simultâneos. Isso significa menos "queda" da internet e maior credibilidade dos usuários", explicou.

Outro fator que contribuiu para o aumento de acessos nas páginas da Ufal é a tendência crescente de uso dos dispositivos móveis como tablets e celulares com serviços de internet. O número de usuários do portal a partir destes dispositivos cresceu de 423, em 2011, para 3.448 usuários/mês em 2012.

Novos portais e serviços

Em maio deste ano, a universidade também ganhou o Portal da Transparência para atender às exigências da Lei de Acesso à Informação Pública e novo layout do Portal do Estudante, que agora dispõe de espaço reservado para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com editais e informações úteis sobre calendário, cursos, vagas e ingresso de alunos na Ufal.

Ainda estão em processo de construção o Portal do Campus do Sertão, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), do Hospital Universitário(HU), da Procuradoria Geral e do Museu de História Natural (MHN). Todos eles serão disponibilizados pelo NTI e seu conteúdo ficará sob responsabilidade das respectivas unidades.

"A criação desses portais segue a Portaria do MEC 2.864 de 24 de agosto de 2005 e também teve a recomendação da Capes, na formatação dos tipos de conteúdo”, explicou Alexandre Marinho.