Votação define os novos membros do Consuni e do Cura

Servidores elegem quatorze membros para o Conselho Universitário e dois para o Conselho de Curadores

- Atualizado em
Novos membros tomam posse em reunião extraordinária em maio | nothing
Novos membros tomam posse em reunião extraordinária em maio

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Na última quarta-feira (18) foram definidos os novos integrantes do Conselho Universitário (Consuni) e do Conselho de Curadores (Cura) da Universidade Federal de Alagoas. Os técnicos administrativos e os docentes da instituição escolheram sete representantes, respectivamente, para as suas categorias. Os conselheiros eleitos tomam posse em maio desse ano para o mandato de dois anos, com término em 2014.

A votação aconteceu em dezenove locais espalhados pelos campi da universidade. Em Maceió, as urnas estiveram presentes no prédio da reitoria do Campus A. C. Simões, em unidades acadêmicas, na Biblioteca Central, no Espaço Cultural e no Hospital Universitário. No interior, os pontos de votação englobaram todos os municípios em que a instituição atua - Penedo, Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia e Arapiraca.

A lista de candidatos apresentados aos eleitores foi grande. Ao todo, vinte chapas de docentes e dezessete de técnicos concorreram às vagas para o Consuni. A professora Elza Maria, do Centro de Educação (Cedu), foi a mais votada entre os sete eleitos de sua categoria para ocupar assento na sala dos Conselhos Superiores. Ela recebeu 270 votos e ficou 38 pontos à frente do segundo colocado, o professor Tiago Leandro, também do Cedu, que totalizou 232 indicações. Entre os técnicos, a mais votada foi outra mulher. Risonilda Costa atua no Hospital Universitário e recebeu 327 votos. O segundo colocado, Wellington da Silva, trabalha na Pró-reitoria de Graduação e teve 285 votantes.

Para o Cura, a situação foi diferente e houve apenas uma chapa por categoria. Sob essa perspectiva, foram eleitas as chapas lideradas por Maria Cícera, da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), e por José de Almeida Sá, da Reitoria. A primeira obteve 218 indicações para representar os docentes no Conselho. O segundo, 122 para representar os técnicos administrativos.

O Consuni

O Conselho Universitário é composto por representantes de docentes, técnicos administrativos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas. Os membros deliberam assuntos de interesse das três categorias, como planejamento político institucional e abertura de editais para concursos públicos. Responsável pelas principais decisões da instituição, o Consuni é a instância máxima da Ufal e define questões relevantes para a comunidade acadêmica.

Os cargos de reitor, vice-reitor, pró-reitor e diretor de unidade acadêmica integram o órgão sem passar por processo eleitoral. A permanência no Conselho é garantida durante os quatro anos de mandato no cargo.

O Cura

O Conselho de Curadores assessora o Consuni por meio de atividades fiscais, que envolvem assessoramento patrimonial, econômico-financeiro e contábil. Nele, as três categorias do Consuni têm participação. Além disso, outras vagas são preenchidas pelo Ministério da Educação e pelos conselhos regionais de Contabilidade, de Economia e de Administração.

Confira a lista dos eleitos

Consuni - Docentes

1. Elza Maria – 270 votos