Ufal investe em promoção à saúde e ao bem estar dos servidores

Ginástica laboral é uma das ações na área de qualidade vida no trabalho

30/04/2012 11h30 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Ginastica laboral para promoção da saúde do servidor

Diana Monteiro – jornalista

A entrega recente de relatórios sobre a avaliação física dos participantes do projeto de extensão Ginástica Laboral em 2011 consistiu em mais uma atividade da Universidade Federal de Alagoas voltada à saúde e bem estar dos segmentos docente e técnico–administrativo da instituição. A ação, em parceria com o curso de Educação Física, transformou-se em momento de confraternização e marcou o início das atividades programadas para 2012 na área de qualidade de vida no trabalho.

O investimento na área de recursos humanos em prol dos 1400 docentes e 1600 técnico-administrativos não veio por acaso. É fruto das ações elaboradas pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), que planeja, coordena e acompanha todas as atividades de recursos humanos e dos processos de trabalho em consonância com o Programa de Valorização e Humanização dos Servidores. Capitaneada pela bibliotecária Sílvia Regina Cardeal, as ações estão descentralizadas em três coordenadorias: Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH); Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT); e Processo Seletivo (CPS).

Falar de recursos humanos na Ufal é falar da prioridade de investimento para a valorização do servidor com comprovação positiva em sua rotina de trabalho. Nos últimos três anos, foram ofertadas cerca de 300 atividades, entre cursos e eventos (internos e externos), beneficiando mais de cinco mil servidores, e dentro do cronograma das ações de capacitação para o primeiro semestre de 2012, o segmento técnico-administrativo teve acesso a mais 13 cursos.

Um dos destaques é o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, dentro da Política de Atenção à Saúde do Servidor. Para esse serviço, a Ufal dispõe, desde 2011, do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), e uma das ações é a realização de exames periódicos para acompanhar a saúde do servidor. O Siass está instalado no térreo do Hospital Universitário (HU) e atua nos eixos de perícia oficial: promoção e vigilância à saúde e assistência. Para a dinamização dessa ação o serviço conta com equipe de fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, enfermeiras, engenheiro de segurança do trabalho e médicas do trabalho.

Outra inovação na área de recursos humanos é o Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins), que oportuniza aos recém-chegados, docente e técnico, a conhecerem o funcionamento da instituição. Planejado pela Progep, o programa proporciona análises e discussões importantes para o exercício profissional, esclarece e informa, por meio das cinco pró-reitorias e outras áreas, sobre programas, projetos e serviços disponíveis.