Circuito Saúde Ufal alerta servidores para cuidados com a saúde

Houve imunização contra tétano, hepatite e gripe, teste de glicemia, medição de pressão arterial e mesa-redonda

- Atualizado em
Servidores aguardam na fila para serem imunizados

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) realizou na manhã da terça-feira, 10, o primeiro Circuito Saúde Ufal. O projeto tem como objetivo a promoção do bem-estar entre os servidores. No hall da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió, o dia começou com café da manhã saudável, seguido de atendimento preventivo e uma mesa-redonda sobre os cuidados com o coração e a prática regular de atividade física.

O circuito aconteceu em decorrência das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. As atividades pretendem estimular a busca pela boa qualidade de vida das pessoas que contribuem com o desenvolvimento da instituição. Para isso, a Progep contou com a parceria da Fundação de Seguridade Social (Geap), do Hospital Universitário (HU), da Pró-reitoria Estudantil, por meio do Restaurante Universitário,  e do curso de Educação Física. A pretensão é a oferta de assistência preventiva aos servidores, para que esses tenham assegurados o bem-estar físico e mental.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Sílvia Cardeal, essa é a primeira etapa de um processo de longa duração. “Nasce uma iniciativa importante da universidade. Esse momento estará entre as ações permanentes para a melhoria da educação, do bem-estar e da saúde pública”, destacou.

Durante toda a manhã foram desenvolvidos atendimentos de prevenção à saúde de funcionários e de bolsistas. Foram aplicadas 150 vacinas contra tétano, hepatite B e gripe. As ações também envolveram aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e dicas de cuidados bucais – fatores que contribuem com a melhoria dos hábitos dos indivíduos e alertam para possíveis riscos à saúde.

A programação também proporcionou momentos de relaxamento, com ginástica laboral, com a participação de estudantes de Educação Física. Técnicas de alongamento, dinâmica e ginástica facial demonstraram que, em poucos minutos, os servidores podem preparar o corpo para um dia de trabalho e para melhorar suas articulações.

Foi nesse ritmo de descontração e de busca por hábitos saudáveis que aconteceu a mesa-redonda “Saúde e Atividade Física”. A médica cardiologista e professora de Medicina da Ufal, Maria Alayde Mendonça, e o coordenador do curso de Educação Física, Amandio Geraldes, esclareceram a importância de cuidados com a saúde, da prática de exercício físico e da adoção de estilos de vida saudáveis.

Relevância

Alayde Mendonça apresentou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que comprovam que em todos os continentes do mundo, exceto na África, as Doenças Não-Comunicáveis (DNC) – infarto do miocárdio, derrame, câncer e outros – são as principais responsáveis pela morte de pessoas. No Brasil, em especial, as doenças relacionadas ao aparelho circulatório lideram os índices em todas as regiões.

A médica também listou diversos fatores de risco cardiovascular, como tabagismo, colesterol acima da média, diabetes mellitus e hipertensão, e que essas doenças apresentam fácil diagnóstico e os tratamentos são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. Por isso, Alayde alertou para a necessidade da utilização de estratégias preventivas e deixou claro que o estilo de vida saudável é um importante agente para a melhoria da estimativa de vida. ”Cinquenta e três por cento das chances de a expectativa de vida aumentar dependem do estilo de vida que adotamos. Enquanto 10% correspondem ao tipo de atendimento que recebemos”, revelou.

O professor Amandio Geraldes tornou a discussão ainda mais relevante. Ele lançou os questionários de avaliação da saúde e da prática de exercício da comunidade acadêmica. A análise compõe o projeto de pesquisa ”Níveis de Aptidão e Risco Coronariano” e os resultados servirão para a oferta de ações adequadas pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Aptidão Física, Desempenho e Saúde (Nepadifes) da instituição.

De acordo com o professor, a ingestão de base nutricional correta e a realização de exercícios físicos estruturados para o incremento ou a manutenção de benefícios à saúde são grandes responsáveis pelo aumento da qualidade de vida. ”Força, resistência e flexibilidade estão entre as variáveis da Educação Física que mais trazem benefícios aos indivíduos”, informou.