Projeto Rondon inscreve para ações no Pará e Tocantins

Ufal enviará duas equipes para desenvolver atividades multidisciplinares nos dois Estados

- Atualizado em
Equipe da Ufal e da Umesp em Operação Peixe-boi,na cidade de Presidente Figueiredo, em 2011

Jhonathan Pino - jornalista

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) está com inscrições abertas para o Projeto Rondon 2012. Neste ano, serão realizadas operações nos Estados do Pará e Tocantins, e a Ufal terá direito ao envio de duas propostas para atuação na região.

Elas deverão atender a uma das áreas temáticas definidas pelo edital: conjuntos A – Cultura, Direitos Humanos, Educação e Saúde – e B – Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho. As atividades aprovadas ocorrem no mês de julho.

Os interessados têm até o próximo dia 25 para se inscrever. Cada proposta deve conter uma equipe multidisciplinar, contemplando todas as áreas do conjunto escolhido, e ser formada por dois professores e oito alunos dos cursos de graduação. Elas devem ser enviadas para o e-mail proex_extensao@yahoo.com.br, até a meia-noite do dia 25, em formato PDF.

No e-mail, deve conter o nome do professor responsável, curso, unidade acadêmica, conjunto de ações e municípios da operação escolhida. A Proex ainda informa que os arquivos com as propostas não poderão conter nenhum tipo de identificação, e as informações do professor que fará a viagem precursora devem ser preenchidas no formulário em anexo.

Um dos professores da equipe fará a viagem inicial, com o objetivo de conhecer antecipadamente, in loco, a região em que serão realizadas as ações. O resultado será divulgado no Portal da Ufal, no próximo dia 28 de março.

Sobre o Projeto Rondon

Criado em 1967, o Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa, baseado na participação voluntária de universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O objetivo é contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O Rondon é desenvolvido por meio da parceria de diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.

Confira normas, convite e ficha de inscrição em documentos anexos abaixo.

Mais informações no site do Projeto Rondon.