Progep oferta cursos de idiomas para servidores

Em formatos modulares, cursos têm início no próximo 2 de abril

- Atualizado em
Sérgio Ifa diz que testes de nivelamento serão no próximo dia 29 de março

Jhonathan Pino - jornalista

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho (Progep) abriu inscrições para os cursos de idiomas, como parte da política de capacitação do servidor da Ufal. Neste ano, Inglês e Espanhol são ofertados no formato modular, com cargas horárias menores. As aulas começam no próximo 2 de abril.

Os interessados têm até o dia 29 de março para se inscrever, mediante preenchimento de formulário de inscrição on-line, no qual deverá escolher o curso desejado. Para o Inglês, estão sendo ofertados os níveis Básico, Pré-intermediário e Intermediário, além da modalidade Instrumental. No caso do Espanhol, são ofertados os níveis Básico, Intermediário e Superior.

Os servidores que já obtiveram certificados de conclusão em níveis anteriores, com nota maior que 7,0, poderão se inscrever em nível avançado, sem comprovação dos documentos, pois a Progep possui lista com nomes dos que já fizeram os cursos. No caso daqueles que já possuem conhecimento anterior do idioma e desejam iniciar em níveis avançados, deverão fazer testes de nivelamento.

Os testes de Inglês e Espanhol serão realizados no dia 29 de março, às 15h, na sala 110, do bloco João de Deus. "Ele pode ser feito por qualquer servidor que já tenha conhecimentos de Língua Inglesa ou espanhola. Não necessariamente ter estudo em escolas de idiomas. O que será avaliado é se o futuro aluno tem conhecimento básico para ir para outros níveis mais avançados. O teste engloba uma entrevista e uma prova escrita na língua estrangeira escolhida", explica o coordenador pedagógico dos cursos de Inglês, Sérgio Ifa.

Progressão

Como neste ano os cursos estão em formato modular, os servidores podem somar as cargas horárias obtidas nos diferentes módulos, ou utilizar a carga específica de cada um para conseguir a progressão funcional.

Para fazer qualquer um dos cursos, também é necessário que os servidores apresentem parecer da chefia na Progep, independente do horário de trabalho. Confira dias dos cursos e outras informações no Cronograma de Capacitação do 1º semestre.