Gestores participam de capacitações em gestão e planejamento estratégico

Atividades visam à eficiência administrativa na Universidade


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Professor Raimundo Alves apresenta exemplos de aplicação da Gestão por Competências em instituições públicas

Jhonathan Pino - jornalista

Com o início da gestão do reitor Eurico Lôbo e da vice- reitora Rachel Rocha, empossada em dezembro de 2011, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) iniciou um ciclo de capacitação para os gestores. Nesta segunda quinzena de março, cerca de 60 servidores participam de treinamentos, que serão decisivos no processo de planejamento da instituição para os próximos quatro anos.

O primeiro deles foi voltado para coordenadores administrativos, que serão responsáveis pela gestão por competência. Trata-se de um modelo de gestão exigido pelo governo federal, por meio do Decreto 5.707, de 2006. “O curso é apenas a primeira etapa para que os servidores sejam capacitados para a implantação desse modelo”, ressaltou Thatiane Pita, administradora da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH).

Com o mesmo nome do modelo em questão, o curso Gestão por Competência foi realizado entre os dias 19 e 22 de março, onde o professor Raimundo Alves, da Unitalentos, estimulou os servidores a conceituarem e reconhecerem as contribuições desse tipo de gestão na administração pública.

Gestão estratégica

Outros 30 servidores, entre eles o reitor Eurico Lôbo, a vice-reitora Rachel Rocha, pró-reitores, e assessores iniciarão na próxima quarta-feira, 28, o Programa de Desenvolvimento Estratégico da Ufal.

Organizado pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Progep, o programa estabelece que os gestores passem por três dias de instruções, quando conhecerão práticas contemporâneas de gestão em organizações públicas.

No curso, os servidores deverão mapear o contexto organizacional da Ufal, identificando desafios, expectativas, ameaças e oportunidades, além de necessidades atuais e futuras da instituição. A partir desses dados, eles serão estimulados a desenvolver um plano estratégico da instituição.