Cied abre inscrições para formação de professores na Universidade Aberta do Brasil

Atividades do Tronco de Aprofundamento têm início no próximo dia 19

09/03/2012 14h40 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h20
Professor Luis Paulo Mercado diz que capacitações da Cied serão estendidas para todos professores da Ufal

Jhonathan Pino - jornalista

Estão abertas as inscrições para oficinas e palestras do Tronco de Aprofundamento do Capacita 2012. Promovido pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), o programa investe na formação de professores interessados no uso de novas tecnologias em sala de aula.

"O Capacita é um projeto voltado principalmente para professores de Educação a Distância [EAD]. A partir do programa, pretendemos fazer com que os docentes inovem em suas disciplinas", explica Lilian Carmen Lima, coordenadora do Núcleo de Formação da Cied.

O Tronco de Aprofundamento é uma das linhas de formação do Capacita, com a oferta de disciplinas e seminários voltados para tutores e coordenadores da EAD. Entre as atividades ofertadas pelo Tronco neste ano estão oficinas e palestras sobre a produção de material impresso, web conferência, produção e autoria de materiais na web 2.0, criação de casos de ensino, formação e manutenção de comunidades de aprendizagem e interações nos ambientes virtuais.

A primeira palestra, sobre a produção de material impresso na EAD, será no próximo dia 19, no Instituto de Ciências Biológicas e Saúde (ICBS), das 8h às 18h. As atividades continuam durante todo o ano, a cada dois meses, e as inscrições são feitas por meio do formulário eletrônico: http://migre.me/7W47u.

Quanto às oficinas, elas serão realizadas no laboratório de computação do novo prédio da Cied e têm número limitado de vagas.

Sobre o Capacita

Em seu sexto ano, o Capacita é apenas uma das formações da Cied, voltada para a formação de tutores e gestores dos cursos de graduação e pós-graduação da Ufal, ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). O programa apresenta três linhas de formação: os módulos, que tiveram início no último dia 6 de março; o Tronco de Aprofundamento, formado por disciplinas e seminários, além das demandas específicas de cursos, com a realização aperfeiçoamento nas próprias unidades.

"Além do Capacita, que é voltado para sujeitos envolvidos com a UAB, a Cied oferece várias formações, com aulas abertas, cursos e oficinas de atualização para professores, com o ensino do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação [TICs] nas disciplinas de graduações prensenciais e da modalidade a distância", ressalta Luis Paulo Mercado, coordenador da Cied.

"Também está em planejamento um projeto de formação para todos os professores da Universidade, elaborado em conjunto pela Cied, Progep [Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Trabalho] e Prograd [Pró-Reitoria de Graduação]", acrescenta a professora Lilian. A coordenadora ainda disse que estão sendo pensados outros cursos para toda a comunidade acadêmica.

Veja panfleto de divulgação em anexo abaixo.