Técnico em assuntos educacionais participa de Coleção do Conexões de Saberes

São 33 universidade brasileiras participantes do programa e Ufal vem com quatro artigos publicados

16/12/2011 15h45 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19
Thiago José foi autor de um dos quatro artigos publicados pela Ufal

Mauricélia Ramos – jornalista

Nesta quinta-feira, 15 a a Pró-reitoria de Extensão reuniu bolsistas, docentes e ex-integrantes do Programa Conexões de Saberes para participar 2ª Coleção Grandes Temas do Conexões de Saberes. A obra reuni artigos tematizadas em “A realidade dos estudantes de origem popular no âmbito dos direitos”; “As duas faces da tecnologia no processo de desenvolvimento educacional”; “Raça e desigualdades sociais no Brasil”; e “Alguns elementos sobre a identidade cultural do povo Geripankó-Alagoas”. Entre os autores estava o Técnico em Assuntos Educacionais Thiago José, que publicou em conjunto o artigo “Ação afirmativa e desigualdade na universidade brasileira: Raça e desigualdades sociais no Brasil”.

O servidor, hoje lotado na Escoola Técnica de Artes, é autor de um dos quatro artigos publicados pela Ufal e ressaltou que o artigo é fruto da sua experiência como bolsista do Conexões de Saberes, enquanto era aluno do curso de Serviço Social. Para ele, a participação no programa foi fundamental para sua vida acadêmica.“O programa foi muito importante, porque me permitiu experiência profissional, dando aulas no pré-vestibular comunitário, também pelo contato com as nossas comunidades, podendo ajudá-las. Na época, em 2008, esse artigo foi minha primeira experiência com pesquisa e ver essa publicação agora é a concretização da sua importância”, declarou Thiago, mestre em Serviço Social.

O evento teve a participação do pró-reitor de Extensão, Eduardo Lyra; do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros; da professora Maria de Fátima Albuquerque, representando a Pró-reitoria Estudantil, e da coordenadora do programa, Janda Maria Alencar. Lyra destacou o espírito de encontros e reencontros do evento, no qual revia antigos participantes e se orgulhava da trajetória desses. “Hoje temos alunos do Conexões de Saberes que colaboraram muito com a comunidade, já fizeram mestrado, fazem doutorado, e até ministram aulas em escolas de Maceió”, ressaltou o pró-reitor, acrescentando que toda a gestão do reitor Eurico Lôbo aponta para a importância do programa.

A coordenadora Janda Alencar destacou o crescimento rápido do programa. “É uma trajetória ousada. Temos muito orgulho do crescimento pessoal e profissional de todos os participantes. Hoje, os que fizeram parte dessa coleção ingressam no mundo intelectual”, disse.

Francisco Silva participou da elaboração do artigo “Condições de permanência de Estudantes de origem Popular no espaço acadêmico: A realidade acadêmica dos estudantes de origem popular no âmbito dos direitos”. Ele ressaltou a importância da pesquisa, que tratou da própria realidade dele e dos demais participantes do Programa. “Pudemos discutir as questões da nossa própria origem, refletindo em grupo esse assunto e expondo para as pessoas essas dificuldades que enfrentamos no acesso à universidade. Destacamos a origem dos alunos e tentamos mudar a realidade”, completou.

Evolução do programa

O Conexões de Saberes é iniciativa do Ministério da Educação e oferece a jovens universitários de origem popular a possibilidade de adquirir e produzir conhecimentos científicos e, a partir disso, intervir em seu território de origem. Além disso, o programa possibilita o monitoramento e a avaliação, pelos próprios estudantes, do impacto das políticas públicas desenvolvidas em espaços populares.

Na Ufal, o programa começou em 2006, atendendo a cerca de 200 pessoas, com 25 bolsistas engajados em quatro projetos em Maceió: Pré-vestibular Comunitário, Vizinhança, Educação Complementar e Cidadania e Organização e Mobilização Universitária. Em 2011, só no pré-vestibular foram 960 estudantes participantes. São 80 bolsistas de diversos cursos que trabalham as atividades do programa em Maceió, Penedo, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Os dados demonstram o crescimento do programa que, segundo o pró-reitor Eduardo Lyra, passará por reestruturação, com a implementação dos PET-Conexões. “Precisamos crescer mais, com o engajamento de mais alunos e professores comprometidos em melhorar a realidade das comunidades atendidas”, completou.
Clique no arquivo abaixo e veja a relação completa dos autores e orientadores dos artigos: