Sistema de Biblioteca inicia período para aquisição de livros

Coordenadores de cursos recebem senhas de acesso Sibi para fazer sugestões

27/12/2011 17h49 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19
Os livros adquiridos abastecerão todas as bibliotecas da Universidade

Wallace Silva – estudante de Jornalismo

O período de solicitação de compra de livros para o Sistema de Biblioteca - Ufal (Sibi) para o ano de 2012 já está aberto e o prazo para sugestões ocorre até o dia 28 de fevereiro. Como ocorreu nos últimos anos, qualquer pessoa que faz parte da comunidade acadêmica pode fazer a sugestão de títulos.

Oficialmente apenas os coordenadores dos cursos podem fazer as solicitações via Sibi, e para isso eles recebem uma senha que dá acesso ao sistema de solicitação. No entanto qualquer aluno pode sugerir títulos, e para isso, basta o aluno entregar ao coordenador do seu curso ou em uma biblioteca do Sibi a sugestão do livro pretendido.

Porém, nem todas as indicações feitas pela comunidade acadêmica serão atendidas. Para a concretização da compra, o Sibi fará uma análise das indicações, e depois de selecionadas, é que os títulos serão inclusos na lista de sugestão de compra.

Números do acervo atual

Segundo o diretor da Divisão de Desenvolvimento de Coleções, Valter Andrade, na Biblioteca Central existe aproximadamente 23 mil títulos com 66.560 exemplares. Já no Sistema de Bibliotecas da Ufal, são cerca de 28 mil títulos com 102.300 exemplares.

Em 2011 o cálculo aproximado de compra de títulos pelo Sibi foi de 2.109 obras para o Campus Maceió, 1.475 para o Campus Arapiraca, e 1.116 obras para o Campus Sertão, totalizando 4.700 livros adquiridos no ano. Os títulos comprados no período de 2011 começam a chegar em dezembro e tem sua entrega finalizada aproximadamente em junho de 2012.

Devido a expansão da universidade, e a chegada de novos cursos, a expectativa é de maiores investimentos para aquisição de livros neste ano: “seguindo a tendência dos últimos sete anos, onde ocorreram maiores investimentos no Sistema de Bibliotecas da Ufal e com a chegada de novos cursos, a expectativa é de uma maior quantidade de solicitações para 2012.” relata Valter Andrade.