Reitora abre 5ª edição do encontro de servidores da Ufal e destaca investimento em política de recursos humanos

A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Dorea, fez a abertura do 5º Encontro de Servidores da Ufal, destacando a importância do investimento em política de recursos humanos voltada à motivação de professores e técnicos. A solenidade aconteceu na noite da terça-feira, 8 de novembro, no Maceió Mar Hotel, onde o evento está sendo realizado.

09/11/2011 13h10 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19

O encontro de servidores, promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), traz o tema “O conhecimento muda as pessoas e as pessoas mudam o futuro”. O evento faz parte da programação alusiva aos 50 anos da Ufal e conta com a participação de professores e técnicos dos campi de Maceió e do interior, instalados nas regiões do Agreste e do Sertão alagoanos.

A reitora falou aos servidores e destacou a importância de cada um para o crescimento da universidade.  Ressaltou o trabalho da pró-reitora Sílvia Cardeal para implantação da política de recursos humanos na Ufal. “Definir a política de recursos humanos significava dispor de recursos financeiros para investir nas pessoas. Nosso desafio foi motivar os servidores e, para isso, investimos em capacitação profissional. Saímos de um orçamento de cem mil reais, em 2004, para os atuais um milhão e quatrocentos mil reais”, anunciou.

Ana Dayse disse ainda que, nos últimos oito anos, a Ufal realizou vários concursos públicos e conseguiu renovar seu quadro de pessoal. “Demos um salto de qualidade. Além de oxigenarmos nosso quadro de servidores, investimos em capacitação para melhorar nossa prestação de serviços e fazer a universidade crescer”, acrescentou.

Despedidas

Durante a solenidade, a reitora foi homenageada pela Progep e pela Assessoria de Comunicação. Em clima de despedida, Ana Dayse agradeceu a todos pela colaboração e pelo compromisso com a universidade. Após oito anos, ela deixa o cargo no próximo dia 4 de dezembro, quando assume o novo reitor Eurico Lôbo. A Ascom também fez homenagem às servidoras Sílvia Cardeal e Maria José Menezes.

Programação

O encontro continua nesta quarta, 9, com apresentação de trabalhos desenvolvidos por servidores e ciclo de palestras sobre “Gestão de Competências”, com a professora Maria Julia Pantoja de Brito, coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, e "Ética, Conhecimento e Gestão democrática discursiva do futuro", com o professor da Universidade Federal Fluminense, Gilvan Luiz Hansen. A professora Adriana Alvarenga, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac/Ufal), também fará uma palestra motivacional.

Confira aqui a programação completa.