Pesquisadora do IQB é homenageada em Minas Gerais

23/11/2011 17h11 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19
Em maio deste ano Marília foi homenageada pela Sociedade Brasileira de Química

Julianne Leão – estudante de Jornalismo
Dentro do Programa de Visitas Internacionais do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e em comemoração ao Ano Internacional da Química, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebe nesta quinta-feira, 24, às 16 h, o pesquisador britânico Harry Kroto, Prêmio Nobel de Química em 1996. Ele falará sobre o tema Criatividade sem fronteiras no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, campus Pampulha, com tradução simultânea.

Laureado com o maior prêmio científico por ter participado, junto com outros dois pesquisadores, da descoberta dos fulerenos e nanotubos de carbono, Kroto leciona na Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, onde realiza pesquisas em nanociência e nanotecnologia. Também se dedica à divulgação científica por meio da Fundação Veja, da Inglaterra.

Homenagem

Durante o evento, a UFMG irá homenagear as pesquisadoras Marília Oliveira Fonseca Goulart, professora da Universidade Federal de Alagoas; Maria Domingues Vargas, professora da Universidade Federal Fluminense; e Dorila Piló-Veloso, professora da UFMG – todas ex-alunas da universidade –, que também foram homenageadas pelo desempenho destacável na química brasileira pela Sociedade Brasileira de Química neste Ano Internacional da Química e em alusão às mulheres que foram laureadas com o Prêmio Nobel de Química.

Sobre o AIQ

Durante todo o ano o Instituto de Química e Biotecnologia está participando do AIQ, através da promoção de oficinas, caravanas, exposições e concursos de redação, com o objetivo de familiarizar o alagoano sobre os benefícios da química.

O AIQ é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Unesco, e da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e será comemorado ao longo de 2011. Com o slogan Química: nossa vida, nosso futuro, o objetivo é celebrar as grandes conquistas da Química e sua contribuição para o bem-estar da humanidade, aproximando crianças, jovens e adultos através de atividades educativas e de divulgação da Química.

“Deve-se investir em oportunidades de contato com informações sobre o mundo natural e tecnológico numa linguagem acessível, num contexto diferente das aulas tradicionais do ensino escolar, contribuindo para a reflexão, o espírito investigativo e para compreensão da relação que existe entre ciência, tecnologia e sociedade, e sobre a importância do conhecimento científico para o exercício da cidadania”, ressalta a professora Marília Goulart, coordenadora do AIQ na Ufal.

Em Alagoas, além da Ufal, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Alagoas, a Secretaria do Estado da Educação de Alagoas, e a Usina Ciências de Alagoas estão participando como parceiros do Ano Internacional da Química. Todas as informações sobre O AIQ estão disponíveis no endereço eletrônico.