Pesquisador apresenta software em evento na Colômbia

04/11/2011 11h25 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19
O professor Ricardo Cabús desenvolveu o software para simular a iluminação natural dos trópicos

Durante os dias 2 e 4 de novembro, foi realizado, na cidade de Medellín, o “Seminario de luz natural en el trópico. Caso Colombia”, que reuniu pesquisadores de diferentes países para partilhar estudos sobre a utilização da luz na região tropical do globo. Entre os participantes, esteve o professor Ricardo Cabús, do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, para apresentar o simulador de ambientes TropLux.

No evento, promovido pela Universidad de San Buenaventura e pela Universidad Nacional de Colombia, Cabús ministrou a palestra “Luz Natural en el Tropico” e a oficina "Utilizando TropLux en la investigación académica y el diseño arquitectónico. Nas duas oportunidades o professor explicou, entre outros pontos, em que nível se dá a incidência da iluminação natural e como se adaptar às suas variações de intensidade, utilizando como ferramenta o software desenvolvido por ele.

Simulador de ambientes

Tendo lançado recentemente a sua quinta versão, o simulador foi desenvolvido para facilitar a projeção de ambientes instalados especificamente entre os trópicos. Esta região, segundo Cabús, costuma apresentar características arquitetônicas em formatos diferentes e complexos com a intenção de se adaptarem à incidência da luz.

O funcionamento do TropLux tem como base um tripé de teorias estatísticas, físicas e computacionais. Elas são o método Monte Carlo, que crê na possibilidade de conhecer o momento em que uma sequência de eventos acontecerá efetivamente, o método do raio traçado, que permite solucionar de maneira simplificada geometrias complexas, e o conceito de coeficientes de luz natural.

Partindo para a prática, o professor explica que alguns passos são essenciais para que o usuário comece a projetar o seu espaço no TropLux: é necessário informar ao programa dados relativos ao que se pretende construir, como a geometria do ambiente, seus planos, características dos materiais utilizados e a localização geográfica. Toda essa gama de informações é organizada em gráficos ou planilhas oferecidas pelo próprio software e o usuário pode compartilhá-la da maneira que preferir.

Entre as ferramentas disponíveis no programa, esse usuário encontra maneiras de simular com precisão a dimensão de determinado ambiente e a distribuição da luminosidade sobre ele, permite identificar a melhor localização de uma janela e como adaptar os níveis de reflexão da luz a esse local.

Lei também: Servidor da Ufal representa o Estado em Conferência Nacional de Arquivos