Servidora recebe Comenda Gerônimo Ciqueira da Câmara de Maceió

A servidora Lucenilda de Andrade, lotada na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), será homenageada nesta terça-feira, 11, pela Câmara de Vereadores de Maceió, com a Comenda Gerônimo Ciqueira, a partir das 15h. Atual coordenadora do Programa de Capacitação da Progep, Lucenilda foi a primeira terapeuta ocupacional de Alagoas a ingressar no Hospital José Carneiro, onde montou o setor de Terapia Ocupacional, com atendimento a crianças e adultos na área neurológica.

10/10/2011 17h56 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19
Lucenilda será homenageada pelo trabalho desenvolvido com doentes mentais

Viviane Braga - estudante de Relações Públicas

A comenda foi instituída em 2007, em homenagem à memória de Gerônimo Ciqueira no ano de seu falecimento. Gerônimo foi eleito vereador em 2001 e esteve no cargo de presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) por 20 anos. A comenda é oferecida as pessoas que fizeram diferença na luta a favor dos direitos dos portadores de deficiência física no Estado.

Atual coordenadora do Programa de Capacitação da Progep, Lucenilda foi a primeira terapeuta ocupacional de Alagoas a ingressar no Hospital José Carneiro, onde montou o setor de Terapia Ocupacional, com atendimento a crianças e adultos na área neurológica. Em 1978 ela inaugurou o Centro de Reabilitação Especializado de Alagoas (Creal).

Além disso a servidora trabalhou com os doentes mentais na Clinica Dr. José Lopes de Mendonça por 10 anos e passou um ano na Associação Pestalozzi, como Assessora técnica. Lucenilda também fundou a Associação dos Terapeutas Ocupacionais de Alagoas e trouxe o XV Congresso Norte Nordeste de Terapia Ocupacional para Maceió, em Outubro de 2005.

Lucenilda é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e em Psicologia pelo Centro Universitário Cesmac; terminou uma especialização em Terapia Integrativa na Conectar e está desenvolvendo ações na área de gestão de pessoas.