Professores da Ufal debatem internacionalização na Espanha

O professor Mac-Dawison Buarque, do curso de Turismo da Unidade de Ensino Penedo, representou a Ufal no Encontro Euro-Brasileiro sobre Universidade em Tempos de Globalização e Crise, realizado entre 18 e 22 de julho deste ano, na cidade de Gandía, Espanha.

25/10/2011 14h08 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19
Professores José Beltran (UV), Mac-Dawison (Ufal) e o Prof. Francesc Hernàndez (UV)

O encontro aconteceu dentro da programação da Escola de Verão de Gandía e foi promovido pela Universidade de Valência (UV), que já mantém convênio com a Ufal para o fomento de intercâmbio de professores e alunos de ambas as instituições.

Nesta edição a Ufal os professores Mac-Dawison Costa e Niraldo de Farias, Assessor de Relações Internacionais da Ufal apresentaram em conjunto o trabalho intitulado “Evaluación de la circulación de los alumnos y profesores de la UFAL, originarios de las comunidades locales del Estado de Alagoas (región Nordeste de Brasil), en espacios internacionales de educación superior”.

O trabalho mostra como o processo de internacionalização do conhecimento e da realização universitária, através de intercâmbios de mobilidade de alunos e professores entre universidades de diferentes países, pode contribuir para o desenvolvimento do processo de inclusão de alunos dos campi do interior, na dinâmica do ensino e da pesquisa em nível internacional.

Hoje, com o processo de expansão e interiorização das universidades federais, é possível observar que estudantes oriundos de comunidades locais, como no caso de Penedo, vêm conseguindo romper as fronteiras da localidade e vivenciar uma experiência universitária no exterior. Estudantes que, anteriormente ao processo de interiorização e expansão, sequer podiam imaginar a possibilidade de cursar uma graduação na capital, pela dificuldade de acesso e por outros fatores, como por exemplo, a própria condição econômica”, diz Mac-Dawison.

Para o professor da Unidade Penedo, a presença da Universidade no interior proporcionou não apenas a ampliação do acesso das comunidades locais ao mundo acadêmico, mas também a abertura de portas para novas experiências, além das fronteiras nacionais.

O intercâmbio de professores dos campi do interior, que vivenciam experiências de pós-graduação ou estâncias de pesquisa em universidades de outros países, é outro fato que expomos no nosso trabalho, deixando claro que a experiência internacional proporciona um relevante incremento no processo de qualidade da produção científico-acadêmica das unidades de ensino da Ufal, existentes no interior de nosso estado”.

O artigo dos professores Mac-Dawison e Niraldo de Farias pode ser visualizado no endereço eletrônico da Revista Asa Branca, editada pelo Espaço de Cultura Brasileiro do Centre Internacional de Gandia (CIG) da Universitat de Valencia.