Arquivo Central ganha espaço no Portal do Servidor

Nesta quinta-feira, 20, o Portal do Servidor comemora o Dia do Arquivista com a inauguração de um novo espaço para o Arquivo Central, que agora passa a disponibilizar manuais, cronograma e guia de remessas de documentos, para que as nidades acadêmicas e administrativas possam ser orientadas no arquivamento e classificação de documentos em seus setores. A medida é apenas uma das anunciadas para a implantação do Sistema de Arquivos da Ufal.

19/10/2011 17h39 - Atualizado em 03/05/2024 às 14h19
Servidores comemoram dia do  arquivista com diversos projetos em implantação

Servidores comemoram dia do arquivista com diversos projetos em implantação

Jhonathan Pino - jornalista

O projeto de implantação e organização dos Arquivos Setoriais das Unidades Acadêmicas é apenas uma das medidas que visam superar a dificuldade da falta de espaço físico para o Arquivo. O projeto, que será avaliado pela Câmara do Conselho Universitário (Consuni), visa a instalação de espaços físicos setoriais para a instalação de Arquivo nos centros e institutos acadêmicos.

“Aliado a essa decisão, solicitamos a criação do Agente Documental, outro projeto que designa servidores com atribuições específicas, para servir de elo entre os setores acadêmicos, administrativos e o Arquivo”, ressalta Maristher Vasconcellos, única arquivista da Ufal e diretora do Arquivo Central.

Conforme a diretora, no primeiro semestre deste ano foram realizados treinamentos dos Agentes Sinfra, com o objetivo de capacitá-los como Agentes Documentais. Mas devido a falta de respostas dos agentes, os procedimentos serão revistos. “Estes agentes serão novamente treinados e terão seus trabalhos acompanhados pelos técnicos do Arquivo Central, para que assim atendam as normas específicas para a área”, explica Alexandre Silva, técnico em Arquivos.

Bolsistas itinerantes darão auxílio aos arquivos setoriais

Em conjunto com o treinamento dos servidores, seis bolsistas dos cursos de História e Biblioteconomia serão chamados para atuarem como itinerantes na organização e trabalho dos arquivos setoriais. Todo o trabalho dos envolvidos deverá ser acompanhado por uma Comissão de Avaliação Permanente de Documentos (CPADOC), que ainda será implantada, após a liberação de Portaria do Gabinete.

Essas medidas visam atender as normas técnicas do Conselho Nacional de Arquivos e ao Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivos relativos às atividades fins das Instituições Federais de Ensino Superior.

“Também para atender a estas normas, agendamos uma reunião junto ao Gabinete da Reitoria para solicitar que seja colocado como prioridade de pauta no Consuni a construção de um novo prédio para o Arquivo Central”, acrescenta Maristher. O projeto do prédio já foi elaborado e aprovado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), com deliberação de verba específica para tal fim.

A diretora ainda ressaltou que a urgência de um novo prédio se dá pelo limitado espaço físico que o atual Arquivo Central dispõe para a recepção dos documentos transferidos dos setores administrativos e no recolhimento da documentação permanente.

Encontro Regional de Arquivologia

Em dezembro de 2012 a Universidade vai receber pela primeira vez o Encontro de Arquivistas e Técnicos em Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (Arquifes). A Ufal foi escolhida por votação da plenária durante o I Arquifes, realizado em Recife, em agosto deste ano.

“Com a a aplicação dessas medidas, percebe-se o avanço nos trabalhos arquivísticos, para que a universidade possa construir a sua política documental e implantar o Sistema de Arquivos da Ufal (Siarq/Ufal), que será o vértice das etapas de trabalho”, declara Maristher.

O espaço virtual do Arquivo Central está no Menu Normas e instruções.