10

Progep oferta mais cinco módulos para capacitação de servidores

Apesar de faltarem apenas três meses para o fim do ano, as atividades de capacitação não param. Neste momento cinco módulos estão sendo ofertados pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep). É através deles que o servidor pode somar as cargas horárias, obter conhecimento e a progressão funcional. Veja aqui quais cursos estão disponíveis.

Universidade recebe 23 novos servidores

A reitora Ana Dayse Dorea empossou na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, 23 servidores para os Campi Maceió, Arapiraca e do Sertão. A solenidade, prestigiada por familiares, diretores de unidades acadêmicas e representantes dos segmentos docentes e de técnicos-administrativos foi realizada na Sala dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria.

Inscrições abertas para o V Encontro dos Servidores

Já estão abertas as inscrições para o V Encontro dos Servidores, que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Maceió Mar Hotel. Com o tema "O Conhecimento muda as pessoas e as pessoas mudam o futuro", o evento já tem dois nomes confirmados como palestrantes.

Servidora recebe Comenda Gerônimo Ciqueira da Câmara de Maceió

A servidora Lucenilda de Andrade, lotada na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), será homenageada nesta terça-feira, 11, pela Câmara de Vereadores de Maceió, com a Comenda Gerônimo Ciqueira, a partir das 15h. Atual coordenadora do Programa de Capacitação da Progep, Lucenilda foi a primeira terapeuta ocupacional de Alagoas a ingressar no Hospital José Carneiro, onde montou o setor de Terapia Ocupacional, com atendimento a crianças e adultos na área neurológica.

Doutorado em Administração abre pré-inscrições para docentes de Alagoas

Por meio de um convênio firmando entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS), docentes das instituições de nível superior do Estado têm a oportunidade de ingressar no curso de Doutorado Interinstitucional em Estudos da Tradução (Dinter) em Administração. As pré-inscrições, que ocorrem até 24 de outubro, estão disponíveis para docentes da Ufal, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Entenda como funciona a Progressão Funcional para técnicos e professores

Poucos momentos são tão decisivos para o servidor quanto a sua Progressão Funcional. Esse ato tem repercussão direta na vida financeira de técnicos e docentes, que podem consegui-la através de sua capacitação, qualificação, ou através de avaliações periódicas. É com o objetivo de esclarecer as progressões por tempo de serviço que a matéria aqui presente irá abordar: a Progressão por Mérito, dos técnicos-administrativos, e a Progressão Horizontal dos docentes.

O que eu faço além da Academia: Tatiane Trindade

Apesar de não entrevistarmos pessoalmente a Técnica em Assuntos Educacionais, Tatiane Trindade Machado, lotada no Campus Arapiraca, a troca de emails para construir essa matéria foi marcado por muita paixão. Nas respostas de Tatiane, o amor pela capoeira foi algo latente em suas linhas e entrelinhas. A cada palavra digitada foi possível sentir a vibração do gingado contado em suas histórias. Por isso, este "O que eu faço Além da Academia" é o mais fiel a proposta desse projeto: de abrir espaço para que o servidor nos relate o que ele faz fora da Universidade. Leia um pouco sobre "Odalisca" (Tatiane) e sinta como a cultura pode deixar a vida mais leve.

Arquivo Central ganha espaço no Portal do Servidor

Nesta quinta-feira, 20, o Portal do Servidor comemora o Dia do Arquivista com a inauguração de um novo espaço para o Arquivo Central, que agora passa a disponibilizar manuais, cronograma e guia de remessas de documentos, para que as nidades acadêmicas e administrativas possam ser orientadas no arquivamento e classificação de documentos em seus setores. A medida é apenas uma das anunciadas para a implantação do Sistema de Arquivos da Ufal.

Professores da Ufal debatem internacionalização na Espanha

O professor Mac-Dawison Buarque, do curso de Turismo da Unidade de Ensino Penedo, representou a Ufal no Encontro Euro-Brasileiro sobre Universidade em Tempos de Globalização e Crise, realizado entre 18 e 22 de julho deste ano, na cidade de Gandía, Espanha.

Professora da Ufal representa o país em evento de infraestrutura penitenciária

Entre os dias 9 e 11 de novembro será realizado o I Congresso de Infraestrutura Prisional na cidade de El Calafate, Argentina. O congresso terá representantes de Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Cuba, Espanha, Brasil, Argentina, Angola, Guiné Bissau, Estados Unidos e Inglaterra, para tratar de temas relacionados a Arquitetura e Engenharia penais. A representante do Brasil será a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que foi indicada por fazer parte do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Médico do HU se aposenta e revela o que aprendeu depois de 30 anos de Ufal

Na semana em que o servidor comemora o seu dia, 28, o Portal inicia uma série de matérias com aqueles que estão se despedindo da Universidade. Este mês o homenageado é o paraibano e Especialista em Diagnóstico por Imagem, Eglício Viana da Silva, que trabalhou na Radiologia do Hospital Universitário nos últimos 30 anos. Na bagagem, o servidor leva amigos, respeito ao ser humano e o conhecimento de uma nova língua. Mas apesar da aposentadoria, procedimentos como Tomografia e Ressonância Magnética não devem sair do seu vocabulário: "pretendo continuar sempre me atualizando e buscando novos conhecimentos, na medicina, na informática e ler bastante sobre tudo", diz Eglício.

Servidor da Ufal representa Estado em Conferência Nacional de Arquivos

O Técnico de Arquivo, lotado no Departamento de Administração Pessoal, Thiago Phelipe, foi escolhido, na Conferência Regional de Arquivos – Etapa Nordeste para ser Delegado representante de Alagoas na 1ª Conferência Nacional de Arquivos (Cnarq), a ser promovida pelo Ministério da Justiça, de 15 a 17 de dezembro, em Brasília (DF). A Conferência terá como objetivo a revisão dos marcos legais e institucionais da área, de forma a constituir uma política de Estado para os Arquivos em todo o país.

Encontro dos Servidores discute ética e motivação em sua quinta edição

Nesta terça-feira, 8, a partir das 17h, tem início o 5º Encontro dos Servidores. O evento reúne os servidores da Ufal mais uma vez, no Maceió Mar Hotel, para a troca de experiências, apresentações de trabalhos e um ciclo de palestras, com o intuito de melhorar as práticas no serviço público.